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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Sociologia

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Análise das ações públicas no campo da educação superior: equidade, desigualdades e justiça social
Autores
FABIANE CRISTINA GONCALVES MARTINS (Autor)
GLICIA SALVIANO GRIPP (DEEDU) (Orientador)
Resumo
O objetivo desta pesquisa é a investigação das principais mudanças ocorridas no sistema de ensino superior do Brasil e a análise das grandes linhas de ações governamentais para o setor nos últimos 20 anos e as transformações internas das instituições. Faz parte da análise a identificação dos atores que participaram do processo de formulação das políticas e das arenas onde os temas básicos e as negociações foram discutidas e efetuadas e os ajustes que resultaram em novas estratégias e diretrizes. Ao final, analisamos os resultados das políticas, focalizando principalmente a questão da redução das desigualdades de acesso e a inclusão, a partir dos dados obtidos do censo educacional e dos processos de avaliação da educação superior. Como resultados, observamos que, se o sistema de educação superior inclui, ele ainda continua reproduzindo a estrutura social brasileira, inclusive as desigualdades, ao incluir os menos favorecidos em cursos com menos status e com acesso a carreiras com salários mais baixos. Além disso, observamos que as instituições de ensino superior se organizam e cumprem o papel de ensino a partir dos pressupostos de seus próprios interesses, dos interesses do seu corpo docente e não das necessidades da realidade brasileira e dos estudantes.
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