Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Sociologia

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
O Brasil e a Representação da Brasilidade no Cinema de Werner Herzog
Autores
Juliana Morgani Catarino (Autor)
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o estilo cinematográfico de Werner Herzog através de uma perspectiva histórica social. Dentre essas reflexões destacam-se a relação entre Herzog e o Brasil, a relação entre Herzog e a cultura de massas, e por fim, a análise de uma película do diretor. A técnica de análise de conteúdo do filme Cobra Verde, ambientado no Brasil e na África do século XIX, possibilitará a decomposição das cenas retratadas no Brasil, além de um exame da realidade social do país naquele contexto histórico. Também será analisado o processo da filmagem da película para aperceber-se do estilo do autor e de seu rompimento com a indústria cultural. O rompimento com a indústria cultural é observado através de uma linguagem estritamente poética, em que Herzog busca sua autenticidade onde a arte está sendo reproduzida e comercializada. Seus filmes trazem uma característica singular: o interesse pelo caos da humanidade e a crítica política e social pouco apresentada no cinema de sua época, mas de grande necessidade para a história vigente da Alemanha, que se encontrava no período da guerra fria e ainda recompunha-se da segunda grande guerra. Cobra Verde se passa no Brasil colonial do século XIX, tendo como fundo o tráfico de africanos que perdurou por mais de três séculos, e como personagem principal o bandido Cobra Verde, personagem típico dos sertões brasileiros. Nas cenas principais podemos notar momentos históricos importantes do país; como as minas de ouro do nordeste brasileiro, e também os grandes latifúndios coloniais que lucravam com o trabalho escravo. O filme busca trazer os embates históricos de forma minuciosa - que ao longo do projeto analisarei de forma mais sucinta – colocando Cobra Verde como o sujeito principal desse cenário conflituoso.
Voltar Visualizar PDF