Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ÁREA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: O CASO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO UNIVERSITÁRIO.
Autores
Alexandre Freitas da Silva (Autor)
Resumo
O ensino das humanidades no Brasil tem passado por dificuldades quanto à inovação pedagógica. Nesse sentido, sendo o curso de Relações Internacionais vinculado a uma área classificada como ciência humana, as tentativas de renovação didático-pedagógicas são raras. Na busca por novas propostas metodológicas de ensino para o curso de Relações Internacionais, o GEO- Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais, buscou com a realização de simulações, que se se constitui em uma metodologia utilizada comumente no campo do Direito, um novo caminho pedagógico. Diferentemente do ensino convencional e expositivo, o uso da simulação como metodologia de ensino poderia viabilizar melhor o trabalho com os conteúdos, bem como favorecer a aprendizagem interdisciplinar. Para compreender e avaliar tal hipótese, o presente trabalho pretende se debruçar sobre o Fórum de Discussão Universitário promovido pelo GEO, analisando a sua capacidade de desenvolver os conhecimentos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília de forma interdisciplinar, por meio do usa da simulação. Busca-se assim analisar e avaliar as teses postas a respeito do ensino simulado, e a praticidade do método por meio do estudo do caso específico do Fórum de Discussão Universitário.
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