Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Efeito da participação de alunos de graduação em projetos de extensão na ampla formação acadêmica.
Autores
KETHLEN ISABELA DE OLIVEIRA RIBEIRO (Autor)
LENICE KAPPES BECKER (Orientador)
ALBENÁ NUNES SILVA (Co-Orientador)
Resumo
O número de pessoas que incluíam a prática regular de exercício físico em sua rotina aumentou exponencialmente nos últimos anos no Brasil e no mundo. Esta inclusão é motivada por fatores tais como estética, profilaxia, tratamento de doenças crônicas e melhoria do condicionamento físico para realização das funções do dia a dia. A UFOP oferece dois projetos de destaque que atendem à comunidade. Os projetos "Ginástica e Promoção da Saúde" e "Treinamento Físico para Idosos Hipertensos" possibilitam ao mesmo tempo, atender a população e auxiliar no aprendizado dos discentes de Educação Física do CEDUFOP. Estas experiências permitem a interação entre alunos de graduação e professores doutores no atendimento da comunidade. As aulas são ministradas pelos alunos da graduação e tem conteúdo variado, tais como step, ginástica, circuitos, HIIT e AERODANCE. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil do aluno de graduação que atua nestes projetos de extensão. Foi desenvolvido e aplicado um questionário para os sete alunos incluindo bolsistas e voluntários desses projetos. Os resultados mostram que 43% dos bolsistas estão no projeto há mais de um ano e 29% há mais de dois anos. Dentre os motivos que os levaram a ingressar nesse projeto, 56% foram por indicação de amigos e 11% por incentivo do professor/coordenador. 50% acham que a extensão é uma contribuição da universidade para sociedade. Sobre o desenvolvimento acadêmico, 26% realizaram atividades que não são encontradas na grade curricular do curso e 32% praticaram o ensino. Relacionado ao desenvolvimento pessoal, 23% relataram menor timidez e 23% relataram ser mais criativos por participarem dos projetos de extensão. Sobre a contribuição do projeto para a sociedade em geral, 38% disseram proporcionar bom atendimento de forma acessível, 54% relatam a melhora na saúde. Estes dados mostram que a participação do aluno de graduação em projetos de extensão é vista de forma positiva pelos alunos extensionistas.
Voltar Visualizar PDF