Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
A importância do Brincar na Educação Infantil
Autores
Ana Paula Palazzi Fortes (Autor)
VERONICA MENDES PEREIRA (Orientador)
Resumo
O trabalho tem como tema “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, e busca refletir sobre o papel dos brinquedos, das brincadeiras e jogos na formação das crianças da Educação Infantil, como isso tem sido abordado nas escolas e qual é o espaço oferecido para que o brincar livre exista. Como fundamentação teórica foram utilizadas principalmente as autoras T.M. KISHIMOTO. BRINQUEDO, BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL e O BRINCAR E SUAS TEORIAS, G. WAJSKOP - BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA HISTORIA QUE SE REPETE e A.S. SOARES, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL. Eles enfatizam que a importância do brincar como espaço de ensino, na Escola e o trabalho do professor no momento da brincadeira como intervenção é indispensável para a formação da criança em todos os aspectos, além de prepara-la para a vida escolar. Para uma compreensão prática, a pesquisa foi realizada em escolas municipais de da cidade de Ouro Preto, que oferecem Educação Infantil. A metodologia se desenvolveu por meio de coletas de dados e observação dos espaços para o brincar e a forma como os professores o desenvolvem em seu cotidiano. Uma entrevista estruturada foi aplicada a gestores e professores, para entender como organizam e oferecem o brincar. Os dados levantados evidenciaram o papel do brincar na Educação Infantil, apontando como ele tem se realizado em nossas escolas e os desafios que esta modalidade de ensino precisa enfrentar para oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Todos as linhas de reflexão deste trabalho caminharam no sentido de demonstrar que o brincar é muito importante na Educação, mas que seu exercício, nas escolas e creches é deficitário, tanto na infraestrutura quanto no aspecto metodológico e que deve ser aprimorado como metodologia porque tende a favorecer o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos.
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