Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Ciência da Computação

Órgão de Fomento: Centro Universitário de Belo Horizonte

Título
APLICAÇÃO DE COMPUTAÇÃO COGNITIVA E ANÁLISE DE SENTIMENTOS SOBRE TELEJORNAIS E REDES SOCIAIS UTILIZANDO A PLATAFORMA IBM BLUEMIX
Autores
Jackson Smith Moises Matias (Autor)
Fábio Lacerda Henriques (Autor)
Guilherme Alberto de Moraes (Autor)
Vitor Moura Silva (Autor)
Tiago Henrique Valadares Mendes de Moura (Co-Orientador)
Moisés Henrique Ramos Pereira (Orientador)
Resumo
Vivemos atualmente a transição da Era da Tecnologia da Informação para a Era da Tecnologia do Conhecimento, em que a extração de conhecimento sobre bases de dados não estruturadas se torna uma poderosa ferramenta para trazer soluções em estratégia competitiva e inteligência de negócio. Aliado a esse conceito, a Computação Cognitiva é vista como uma grande transformação para a Ciência da Computação moderna, capaz de promover diversos tipos de análises sobre grandes volumes de dados, permitindo extrair informações valiosas sobre os recursos disponíveis em redes sociais e em vídeos de notícias. Nesse trabalho foram realizadas tais análises em dois domínios distintos: análise de telejornais e análise sobre partidos políticos brasileiros. Quanto ao primeiro, foi analisada uma base de 961 vídeos de notícia. Dos áudios extraídos desses vídeos, foram feitas as análises de sentimento e comparadas com a análise realizada por telespectadores. Já quanto ao segundo domínio, foi desenvolvido um serviço de extração de tweets referente a cada um dos partidos políticos brasileiros, gerando um total de 30.466 tweets coletados, e por meio de um aplicativo desenvolvido para Android, essas informações são apresentadas para a base de usuários. Nos resultados experimentais sobre a base de notícias rotuladas, foi obtido uma acurácia média de 69%, superando 9 dentre 18 métodos do estado-da-arte (SO-CAL, NRC Hashtag, Stanford Deep Learning, Sentiment 140, Sentistrength, SentiWordNet, AFINN, Opinion Lexicon e Emolex) para esses conjuntos de dados. Além disso, foi notado como os usuários do microblogging e os telejornalistas em seus discursos agem como importantes vetores e quantificadores sociais, bem como a insatisfação da população em relação aos partidos políticos e o nível de tensão obtido das notícias como são enunciadas na transmissão.
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