Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Medicina

Título
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA EMBRIOLOGIA-HISTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA DA FADIP: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM ATIVA.
Autores
Millena Quinhones Fernandes Mazorque (Co-Autor)
Vitor Carvalho Alvarenga (Autor)
Geisla Teles Vieira (Orientador)
Aloisio de Freitas Jorge Junior (Co-Autor)
Humberto Jander de Souza (Co-Autor)
Isabela Santos Lacerda (Co-Autor)
Resumo
O estudo prático da Embriologia e Histologia (E/H) é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, e se baseia na análise e interpretação de peças embrionárias e imagens dos tecidos animais, observadas a olho nu e/ou no microscópio. Porém, seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Para melhor compreensão do estudo prático da E/H, tem-se desenvolvido no Laboratório Interdisciplinar da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) projetos que visam melhorar o aprendizado dos alunos de medicina, tais como monitoria, produção de roteiros e atlas didático. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de alunos de Medicina da FADIP na produção de material didático no estudo prático de E/H durante iniciação científica voluntária. Os materiais didáticos foram preparados em 3 etapas: 1ª) elaboração de roteiros de aula prática através da produção de textos informativos, atividades de produção de desenhos esquemáticos e, ao final, um questionário sobre o conteúdo abordado na aula; 2ª) captação de imagens em máquina fotográfica das peças em gesso de embriologia e de lâminas histológicas nas objetivas de 4X, 10X e 40X; 3ª) produção de slides em Power Point utilizando as fotografias, indicando estruturas e sua descrição. Foram produzidos 12 roteiros de aula prática e seus respectivos slides descritivos, abordando os assuntos: fecundação, blastulação, gastrulação, neurulação, tecidos animais, tecido ósseo, órgãos linfáticos, sistemas circulatório, renal e endócrino. Considerando que muitas vezes os atlas de embriologia e histologia abordam os conteúdos de forma geral e nem sempre atendem às necessidades da sala de aula, o material didático produzido durante a iniciação científica voluntária funcionou como um recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-textos e outros materiais teóricos.
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