Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: História
Título |
A Universidade como Espaço de Formação à Docência e a Problemática da Reflexão no conceber do saber na Academia |
Autores |
Levi Yoriyaz (Autor) Bruno Tomazela Pasquali (Co-Autor) Maísa Stefane Soares (Co-Autor) Gustavo José de Toledo Pedroso (Orientador) |
Resumo |
O presente artigo tem como proposta refletir a respeito da realidade universitária que se faz presente num contexto caracterizado como pós-moderno, colocando em pauta de como se dá a formação docente no ramo de pesquisa, e como educador nas redes de ensino básico. Além disso, busca-se, também, analisar o processo de desenvolvimento da reflexão sobre a realidade no âmbito das ciências humanas. Nesse aspecto, procura-se ressaltar a problemática da concepção de universidade como um espaço de desconstrução e reconstrução de perspectivas e visões de mundo, e do sentido que se dá à realidade presente, por meio de uma consideração crítica. Partindo disso, este trabalho concentra-se no fato das universidades terem perdido o perfil de ser um espaço que prepara indivíduos à docência, e também como um campo de discussão e reflexão em relação às questões concernentes à sociedade, cedendo para uma noção de pesquisa de aspecto produtivista, e muitas vezes acrítica na publicação de trabalhos. Tendo isso em vista, este estudo partirá de uma reflexão filosófica concernente à própria noção de universidade e de seu compromisso com a sociedade, partindo-se, para isso, das análises desenvolvidas por Franklin Leopoldo e Silva com o objetivo de pensar a consciência do sujeito na universidade. |