Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
O acesso à universidade pública mediante o desmonte da educação brasileira
Autores
Bruno Barros Lara de Oliveira (Autor)
Amanda Gomes Caldas (Autor)
 Daniela Aparecida da Silva (Autor)
Milane Aparecida Machado (Autor)
Tamara dos Santos Oliveira (Autor)
Maria Cristina Piana (Autor)
Cirlene Aparecida Hilário Oliveira (Orientador)
Resumo
O acesso à universidade pública no Brasil é um desafio para muitos jovens de baixa renda. A universidade que em sua busca pela autonomia intelectual, reflete um conhecimento científico e formação profissional de qualidade, socializa o conhecimento por meio de serviços prestados à sociedade em geral, deve resistir e lutar criticamente frente ao desmonte dos direitos sociais conquistados historicamente. Em tempos de precarização da educação o Serviço de Extensão Universitária (SEU), em parceria com o grupo Programa de Educação Tutorial em Serviço Social- PETSS, se configura como uma alternativa para quem pretende ingressar numa universidade pública e não possui condições financeiras para assumir os custos com um cursinho pré-vestibular privado. Um dos objetivos da pesquisa desta extensão é analisar o perfil das pessoas que se inscreveram para o processo seletivo do Cursinho Popular da UNESP Franca. A metodologia para a construção do perfil realiza duas etapas: o estudo bibliográfico e a tabulação dos dados. Com o estudo bibliográfico busca-se uma fundamentação teórica sobre processo de análise socioeconômica, extensão universitária e instrumentalidade do Serviço Social. A tabulação dos dados tem sua consistência em informações recolhidas e devidamente autorizadas pelos candidatos a serem publicadas referentes ao processo seletivo (2017), que serão analisadas e divididas em categorias temáticas, como: idade, moradia, renda, escolaridade, dentre outras. Os resultados desse trabalho se baseiam na compreensão do perfil dos candidatos ao SEU, para se obter um conhecimento acerca da realidade socioeconômica destes, identificando suas necessidades e dificuldades. Com base nessa compreensão, pretende-se contribuir para a implementação de políticas públicas no âmbito da qualificação da educação, no sentido de preparação dos estudantes para o ingresso em vestibulares, em consonância com a Constituição Federal de 1988, que prevê a educação como um direito de todos.
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