Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Outra

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
ASTRONOMIA PARA TODOS – RELEITURA DO ACERVO DE ASTRONOMIA, TOPOGRAFIA E DESENHO DA ESCOLA DE MINAS
Autores
AMANDA FERREIRA DE SOUZA (Autor)
Almir Aparecido Malta Ferreira (Orientador)
José Geraldo A. Brito (Co-Orientador)
Gilson Antônio Nunes (Co-Orientador)
Mariana Stephanne Torres de Oliveira (Autor)
Bruno Grillo Faria Dias (Autor)
Kamila Gomes de Oliveira (Autor)
Kamilla Ranny Macedo Niz (Autor)
Katisson Aparecido Pedro Félix (Autor)
Henrique Magalhães Pereira (Autor)
Cristiane Oliveira Silva Ferreira (Autor)
Amanda Capovilla (Autor)
Gabriela Tavares de Oliveira (Autor)
Resumo
O acervo do museu da Escola de Minas se destaca na história. É um arquivo histórico e remonta ao tempo da criação da Escola de Minas, pelo francês Prof. Claude H. Gorceix. A releitura do acervo dos setores de Astronomia, Desenho e Topografia faz-se necessária. Este projeto corrobora para entender a evolução tecnológica através dos tempos, coloca o visitante frente à capacidade criativa que o humano tem para se superar, criar novas formas para elevar a qualidade de vida no trabalho e os dados obtidos mostraram a trajetória evolutiva entre tempos passados aos dias de hoje. O Projeto, “Releitura do acervo do museu da Escola de Minas”, ocorrerá através do levantamento de dados em catálogos, fabricantes e/ou entrevista aos usuários e prevê as seguintes atividades a serem realizadas: Catalogar as peças que não se acham caracterizadas; Catalogar as peças contidas no acervo da reserva técnica; Buscar nos arquivos por dados técnicos em catálogos dos fabricantes e/ou fornecedores; Buscar na internet por dados técnicos das peças sem catálogos e/ou manuais; Entrevistar usuários para a obtenção de dados técnicos das peças desconhecidas ou sem informações; Elaborar documentos com os dados obtidos, que caracterizam cada peça do acervo; Disponibilizar na internet ou por outro meio os dados levantados; Publicar os dados relativos ao projeto em instituições e mídia para divulgação e incentivo a visitação; Promover a manutenção periódica do acervo; Publicar os resultados e conclusões obtidas em periódicos especializados, na internet, e em congressos e outros eventos. O projeto ainda se encontra em sua fase inicial de pesquisa, mas já percebemos sua importância no cenário acadêmico, cultural e patrimonial brasileiro. Trabalhar com a releitura das peças além de nos permitir agregar um grande conhecimento nos permite contribuir na manutenção e na garantia de preservação da história contida em cada uma das peças
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