Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Educação
Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais
Título |
ESTUDO DO MEIO: Efeitos da prática educativa sobre resíduos eletrônicos no ensino público básico na cidade de João Monlevade- MG |
Autores |
Priscila Alves da Silva Machado (Autor) Luciano da Silva Delgado (Orientador) André Luiz Bastos Pessoa (Co-Autor) Lorena Alves da Silva Machado (Colaborador) |
Resumo |
A prática pedagógica utilizando recursos didáticos e uma metodologia de ensino apoiada em conhecimento possui grande valor significativo quando ligada a boas práticas ambientais. Com o avanço contínuo da tecnologia, problemas relacionados ao acúmulo de resíduos eletrônicos ganham destaque atualmente. O trabalho proposto, teve como objetivo o estudo estatístico do grau de conhecimento de alunos de escolas públicas da cidade de João Monlevade com faixa etária de 12 anos sobre questões ambientais voltadas ao crescimento da tecnologia e seus resíduos, e a oferta de minicursos educativos que abrange o assunto. A principal metodologia adotada para estudo foi à análise estatística através de questionários elaborados por alunos graduandos da Universidade do Estado de Minas Gerais, com questões focadas ao assunto: sustentabilidade, avanço tecnológico e resíduos eletrônicos que eram distribuídos para alunos responderem. Após, os alunos eram submetidos a um minicurso educativo sobre “Resíduos Eletrônicos”, e posteriormente a um segundo questionário. Resultados estatísticos mostraram que antes de aplicação do minicurso era alto o índice de falta de conhecimento dos alunos em relação ao tema proposto. Sendo como um dos resultados 86% dos alunos não sabia o que significava o termo sustentabilidade e 75% não tinham conhecimento do perigo para saúde dos resíduos eletrônicos. Após aplicação do minicurso, foi gerado um resultado positivo de 100% de entendimento nas principais questões do tema abordado. Conclui-se então, que o uso da educação como ferramenta para solucionar problemas atuais relacionados ao meio ambiente é de grande importância e possui fundamentos de práticas educativas relacionadas ao meio ambiente, que devem ser implantadas na educação básica com o objetivo de formar cidadãos conscientizados e adequados ao mundo atual. |