Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciência Política

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
Analise sociológica sobre as políticas publicas de inclusão no vestibular.
Autores
Marcello de Camargo e Waldomiro (Autor)
Resumo
A Língua Brasileira de Sinais passou a ser recentemente reconhecida como língua da comunidade surda brasileira - Lei nº 10.436/02 e pelo decreto 5626/05. Após o reconhecimento oficial desta língua no país, diferentes ações foram institucionalizadas com vistas à regularizar o uso desta língua na educação de alunos surdo. A proposta educação bilíngüe para surdos indica o direito deste receber instrução escolar em Língua de Sinais como primeira língua – L1, e como segunda língua – L2 – aquela que é a oficial do país, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa. Dessa forma se garantirá ao indivíduo o desenvolvimento de sua linguagem e a construção de conceitos primordiais para a compreensão do mundo, pois depende da língua para alicerçar esses aprendizados. Neste sentido este trabalho tem como objetivo analisar as políticas publicas que orientam o acesso de estudantes surdos no vestibular. Trata-se de um estudo documental, cujos materiais serão recolhidos no site do Ministério da Educação vinculados a SESu – Secretaria de Educação Superior, no país. Também pretende-se levantar documentos que subsidiam a temática no âmbito do Conselho Estadual de Educação, no Estado de São Paulo, lócus de execução desta pesquisa. Tal medida tem por finalidade compreender como as Políticas Publicas do Estado de São Paulo, referem sobre o tema. A localização dos materiais, será realizada pelo sistema de busca, disponíveis nos sites governamentais mencionados, a partir da utilização das seguintes palavras de busca: surdez, surdo, Libras, acessibilidade, deficiência, deficiente auditivo. Os materiais recolhidos serão sistematizados em uma planilha do excel para armazenamento e, posterior tratamento dos dados. Os dados serão analisados a partir dos pressupostos da construção de mapas conceituais, proposto por Spink (2013). Por fim, espera-se que este trabalho possa contribuir para amenizar as barreiras de acesso desta população à Educação Superior.
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