Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Ecologia

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

Título
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO AMBIENTE URBANO
Autores
FERNANDA AIRES GUEDES FERREIRA (Orientador)
Poliane Tamara de Souza (Autor)
Thaís Cruz Quintão (Autor)
Simone Aparecida Da Costa (Autor)
Resumo
A Educação Ambiental é um processo educativo que vem crescendo nas escolas nos últimos anos num viés de conscientização das crianças para uma boa relação com a natureza, formulando nestes uma nova visão de mundo, a fim de torna-lós cidadãos críticos e reflexivos sobre o meio ambiente em que estão inseridos. O Colégio São Miguel Arcanjo é uma instituição de ensino que trabalha a Educação Ambiental de forma interdisciplinar com seus alunos desde os primeiros anos de ensino com objetivo de promover habilidades de conservação e sustentabilidade nas crianças. Esse estudo teve como objetivo analisar as diferentes percepções dos sujeitos existentes na escola e com isso conhecer as posturas que as crianças apresentam diante à Educação Ambiental. Então, para conhecer a pedagogia usada pelo colégio para trabalhar questões ambientais foi elaborado um roteiro de observação para analisar o espaço físico do colégio e qual relação este pode ter com ações de Educação Ambiental. Num segundo momento, para análise da percepção ambiental dos sujeitos envolvidos com as turmas de 1º período, foram entregues questionários estruturados para professores (n=4), direção (n=1), supervisão (n=1) e auxiliares de serviços gerais (n=2). Para os discentes foi elaborada uma entrevista através da dinâmica da brincadeira infantil “Batata quente” onde as crianças, de forma lúdica, puderam se manifestar sobre suas percepções ambientais. Os resultados dos questionários mostraram que os profissionais do Colégio se preocupam com a formação ambiental dos estudantes, adotando para isso, uma pedagogia de projetos rica de metodologias que exploram os diversos espaços físicos do Colégio. As crianças, em geral, se posicionam de forma atenta e sensível para às ações básicas necessárias para preservar o ambiente urbano, ainda que se mostrem incipientes para questões de sustentabilidade, apresentado uma postura consumista e envolvida com o modismo do capitalismo.
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