Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Órgão de Fomento: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Título
A evasão discente no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto: mito ou realidade?
Autores
MARIA CAROLINA SANTOS GARCIA (Co-Autor)
Laura Teixeira Felizali (Co-Autor)
Alessandra Ribeiro de Souza (Orientador)
Resumo
O tema abordado na presente pesquisa é: A evasão dos discentes no curso de Serviço Social da UFOP. A evasão é um problema com o qual as universidades e discentes se deparam, entender o cenário em que o estudante de Serviço Social na UFOP se insere é crucial para que assim encontremos causas pontuais da evasão, além disso, encontrar reflexões acerca da percepção dos discentes e docentes sobre do tema e problematiza-las se faz indispensável. No cenário capitalista opressor, acirra-se cada dia mais a corrida pelo emprego ideal. Fica claro que no mercado cada dia mais escasso de vagas e mais exigente de mão de obra qualificada, obter um diploma de ensino superior é fator decisivo para a ampliação da renda no trabalho. Marcelo Neri em: Um retrato de duas décadas do mercado de trabalho brasileiro, conclui que: “O aumento da escolaridade foi o principal fator de expansão da renda do trabalho”. Partindo dessa afirmação, os alunos que evadem definitivamente, sem reoptarem de curso ou retornarem, estão se distanciando cada vez mais do mercado de trabalho bem remunerado ainda obtendo um desperdício de recursos, tendo em vista que a permanência na universidade pública, apesar de não envolver custos com a mensalidade, demandou custos com alimentação, moradia e outros. Para a universidade, o problema da evasão não é menos sintomático. Perdem-se futuros profissionais que poderiam vir a contribuir com a universidade, além de implicar em um custo elevado para se manterem as vagas ociosas . A presente pesquisa, tendo como ponto central as causas da evasão no curso de Serviço Social da UFOP, tem muito a contribuir para o mesmo. Faz se necessário entender o contexto do estudante e da universidade para compreender nosso objeto de pesquisa. Ao longo do trabalho as autoras dialogam autores utilizados como referencia, fomentando um debate crítico acerca de pontos fundamentais tais como a educação no Brasil, desigualdade de acesso ao ensino superior, dentre outros aspectos indispensáveis.
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