Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Sociologia

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
Análise da obra "Outubro", de Serguei Eisenstein, como narrativa histórica
Autores
Mariana Angelo de Jesus (Autor)
Marcos Tadeu Del Roio (Orientador)
Resumo
A Revolução Russa de 1917, para além de mudança no âmbito político e econômico, causou também uma ruptura no âmbito artístico. Como primeira tarefa, a revolução deve superar o atraso econômico, mas também se fez necessário e urgente educar as massas para esta nova sociedade. Nessa etapa, era imprescindível buscar meios para estabelecer um diálogo direto com a sociedade em transformação; os artistas engajados na revolução aglutinavam-se para debater o papel das artes na construção do “novo homem”. Surge a LEF, a revista da Frente de Esquerda das Artes, as experiências dessa vanguarda aprofundam-se sobre um velho conceito para dar a luz a um novo movimento estético e político: o construtivismo. O cinema sofreu grandes transformações com as interações com construtivismo, que se expressa através do pioneirismo da fotomontagem e do futurismo, com Eisenstein. O objeto de investigação deste trabalho é analisar a fase do cineasta russo, na qual ele se preocupou em fazer das suas obras uma narrativa do processo revolucionário, como em “ A Greve” (1924), “O Encouraçado Potemkin” (1925) e “Outubro” (1927). O problema inicial é entender como a realidade daquele momento histórico se expressa no campo das artes, por meio do movimento estético (o construtivismo) e pela vanguarda artística, para isso estamos arrolando uma bibliografia sobre estes temas. Posteriormente, a pesquisa objetiva compreender como a obra de Eisenstein se faz documento histórico pela narrativa dos fatos na perspectiva do proletariado, tendo como método a análise do seu filme “Outubro”. Pretende-se também descrever as similaridades das representações do filme com os fatos históricos, considerando as informações obtidas através da pesquisa anterior. Para no decorrer deste trabalho correlacionar os aspectos da obra Sergei Einseinstein com conjunto do movimento construtivista, ou seja, observar como essa teoria ressoa, não só na estética, como em todo conteúdo cinematográfico.
Voltar Visualizar PDF