Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

Título
O FUTEBOL VISTO COMO NEGÓCIO: A RELAÇÃO ESTATÍTISCA DE ESTRATÉGIAS E DESEMPENHO
Autores
Pedro Frederico Sampaio (Autor)
Resumo
O futebol profissional possui atributos específicos que o distingue das demais modalidades esportivas, sobretudo no que se refere à área financeira, tendo em vista a forma de logística atual que a maioria dos clubes está submetida. Como organizações, as equipes estão sujeitas a gerarem receitas por meio de cotas de patrocínio, cotas de televisionamento, entre outras. E com vistas a alcançar uma melhor gestão profissional, as agremiações devem implementar estratégias que lhes gerem vantagens competitivas sustentáveis a fim de obter o resultado maior de uma equipe de futebol, que é ser campeã do campeonato ao qual participa, satisfazendo assim os seus clientes que no caso são os seus torcedores. Nesse cenário surge o interesse de investigar se clubes que arrecadam mais recursos financeiros realmente tem tido um desempenho superior nos campeonatos que participam, e evidenciar estatisticamente como vem sendo essa relação entre receita e performance. Como amostra o presente estudo coletou dados contábeis das 12 equipes com mais torcedores no país, e também informações referentes ao desempenho dessas equipes no Campeonato Brasileiro Série A. O trabalho se caracteriza como documental em relação a coleta de dados, tendo em vista que seus elementos foram em sua maioria encontrados a partir de websites e demonstrativos contábeis. Também identifica-se enquanto pesquisa de abordagem quantitativa pois um método que traduz em números as informações para serem classificadas e analisadas em direção à resposta para o problema proposto. Além disso procura-se construir e analisar um modelo que estabelece relações de causa e efeito entre variáveis. O método utilizado para analisar a relação das variáveis com o desempenho foi o de Regressão Linear Múltipla. A partir dos resultados conclui-se, que nenhuma das principais receitas auferidas pelos 12 clubes de maior torcida na série A de 2013, 2014 e 2015 foi estatisticamente significativa para explicar o desempenho da amostra.
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