Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Serviço Social
Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho
Título |
Política Educacional: uma reflexão acerca da efetivação da política educacional inclusiva no município de Franca |
Autores |
Larissa Gonçalves Ferreira (Autor) Tais Cristina Santos Silva (Co-Autor) Yasmim Luana Oliveira Noronha (Co-Autor) Suzana Fontinelli Laurido (Co-Autor) Alessandra Ferreira Figueiredo (Co-Autor) Luana Rosada Tomaschitz (Co-Autor) Silmone de Lima Albino (Co-Autor) Maria Cristina Piana (Orientador) |
Resumo |
A educação é extremamente fundamental para a construção da vida social. Visando à diversidade na educação brasileira, a Lei nº 7853 de 24 de outubro de 1989, assegura os direitos e deveres de todas as pessoas com deficiência visual, garantindo-lhes ações desenvolvidas para melhorias de sua qualidade de vida, como saúde, trabalho, lazer, cultura e educação. A reflexão das políticas de educação para pessoas com deficiência visual é o tema central da pesquisa apresentada. Objetivou-se analisar o processo histórico que resultou na implantação de tais políticas, e a efetivação destas. A pesquisa prevê também um levantamento do acesso da população com deficiência visual através da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Franca no interior do estado de São Paulo. Optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e revistas científicas, além do Estatuto da pessoa com deficiência e a Lei nº 9394 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esse estudo é fundamental para entender a estrutura educacional para as pessoas com deficiência, a fim de analisar o que está previsto em lei, e observar se está sendo assegurado e promovido tais direitos. |