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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
Serviço Social na empresa: intervenções, diálogos e experiências
Autores
Gabriel Carvalho (Autor)
Resumo
A pesquisa propõe um estudo sobre o serviço social em organizações empresariais. A escolha deste tema justifica-se pela experiência de estágio realizada pelo aluno no período de 2011 e 2012 na área de Recursos Humanos de uma empresa na cidade de São Carlos. Nessa oportunidade, participante do projeto Menor Aprendiz, o aluno percebeu que o assistente Social é um profissional que atua no setor de RH e contribui significativamente com a gestão das pessoas na empresa. Nesse sentido, houve interesse em conhecer a intervenção profissional do Serviço Social nesse espaço ocupacional. Esse estudo poderá contribuir na reflexão crítica da temática possibilitando a superação de desafios postos à profissão na contemporaneidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em conhecer a atuação do Serviço Social em organizações empresariais e também identificar as competências e atribuições do Serviço Social na área de Recursos Humanos. Essa pesquisa está sendo realizada por meio da pesquisa bibliográfica e de campo. O processo de coleta de dados se dará através de contatos diretos com profissionais de Serviço Social que atuam em empresas. Ao analisar a realidade do Serviço Social, é preciso examinar a história. O Serviço Social surge e se desenvolve como profissão no Brasil em consequência do desenvolvimento do Sistema Capitalista. O Serviço Social na empresa já existia nas décadas de 1950 a 1960 garantindo o equilíbrio entre os empregados e empregadores, mas se tornou efetivo nos anos de 1960 e 1970 por conta da política adotada pelas empresas que visava a maior produtividade e a melhor satisfação do funcionário. Nesse sentido, o Assistente Social passa a atuar diretamente no setor de RH a fim de desenvolver atividades de caráter educativo e de prestação de serviços junto aos empregados. Após uma crise econômica e política desencadeada nos anos de 1970, os assistentes Sociais são efetivamente contratados para atuar na gestão de benefícios sociais no atendimento aos funcionários.
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