Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Serviço Social
Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho
Título |
As implicações do mundo do trabalho na educação escolar dos(as) usuários(as) da Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social (UACJS) |
Autores |
Jordânia Mara Fernandes Faria (Autor) Daniela Aparecida da Silva (Autor) Adriana Regina de Almeida (Orientador) Natyéllen Casimiro de Moraes (Autor) Mariangela Santos de Oliveira (Co-Autor) Júlia Fonseca de Sousa (Co-Autor) Taciane Caroline Ferreira Aráujo (Co-Autor) Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade (Co-Orientador) Lucas Satos Gamez (Autor) |
Resumo |
A Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social da Unesp Franca tem como objetivo contribuir na formação dos estudantes de Serviço Social e Direito por meio do estágio supervisionado. Atualmente oferece atendimento psicossociojurídico a população da Comarca de Franca com base na Lei Federal n°1.060 proporcionando assistência jurídica gratuita às pessoas economicamente necessitadas. Através de uma pesquisa realizada de Março de 2015 a Março de 2016, cujo objetivo foi a identificação do perfil dos(as) usuários(as), destacou-se entre as expressões da questão social as relacionadas ao trabalho e a educação. A análise culminou na reflexão acerca das implicações da baixa escolaridade - identificada como ensino fundamental incompleto em 41,3% dos prontuários analisados - para a vida adulta, podendo ter como rebatimentos o desemprego - que na pesquisa representou 38%, baixas remunerações - 54% com renda de 0-0,5 salário mínimo. Estas análises possibilitaram as estagiárias de Serviço Social identificar que grande parte dos usuários(as) podem ter se afastado da escola devido sua inserção no mercado de trabalho (formal/informal) diante da necessidade de complementar a renda familiar. Contudo, essa baixa escolaridade pode ter como reflexos: dificuldade no acesso a informação, constrangimento na realização de tarefas diárias, limitando a liberdade plena do indivíduo que acima de tudo é um cidadão e sujeito de direito. Cabe ao Serviço Social compreender criticamente a realidade social, desta forma, através da intervenção atende as demandas de seus(as) usuários(as) e busca possibilidades/programas que permitam o seu retorno à escola. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das alternativas atuais para que o direito social à educação (art. 6° Constituição Federal) se efetive e está regulamentada no artigo 37º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) propicia a estas pessoas sua volta ao ambiente escolar e possíveis mudanças em todas as esferas de suas vidas. |