Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
As implicações do mundo do trabalho na educação escolar dos(as) usuários(as) da Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social (UACJS)
Autores
Jordânia Mara Fernandes Faria (Autor)
Daniela Aparecida da Silva (Autor)
Adriana Regina de Almeida (Orientador)
Natyéllen Casimiro de Moraes (Autor)
Mariangela Santos de Oliveira (Co-Autor)
Júlia Fonseca de Sousa (Co-Autor)
Taciane Caroline Ferreira Aráujo (Co-Autor)
Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade (Co-Orientador)
Lucas Satos Gamez (Autor)
Resumo
A Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social da Unesp Franca tem como objetivo contribuir na formação dos estudantes de Serviço Social e Direito por meio do estágio supervisionado. Atualmente oferece atendimento psicossociojurídico a população da Comarca de Franca com base na Lei Federal n°1.060 proporcionando assistência jurídica gratuita às pessoas economicamente necessitadas. Através de uma pesquisa realizada de Março de 2015 a Março de 2016, cujo objetivo foi a identificação do perfil dos(as) usuários(as), destacou-se entre as expressões da questão social as relacionadas ao trabalho e a educação. A análise culminou na reflexão acerca das implicações da baixa escolaridade - identificada como ensino fundamental incompleto em 41,3% dos prontuários analisados - para a vida adulta, podendo ter como rebatimentos o desemprego - que na pesquisa representou 38%, baixas remunerações - 54% com renda de 0-0,5 salário mínimo. Estas análises possibilitaram as estagiárias de Serviço Social identificar que grande parte dos usuários(as) podem ter se afastado da escola devido sua inserção no mercado de trabalho (formal/informal) diante da necessidade de complementar a renda familiar. Contudo, essa baixa escolaridade pode ter como reflexos: dificuldade no acesso a informação, constrangimento na realização de tarefas diárias, limitando a liberdade plena do indivíduo que acima de tudo é um cidadão e sujeito de direito. Cabe ao Serviço Social compreender criticamente a realidade social, desta forma, através da intervenção atende as demandas de seus(as) usuários(as) e busca possibilidades/programas que permitam o seu retorno à escola. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das alternativas atuais para que o direito social à educação (art. 6° Constituição Federal) se efetive e está regulamentada no artigo 37º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) propicia a estas pessoas sua volta ao ambiente escolar e possíveis mudanças em todas as esferas de suas vidas.
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