Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Título
O ensino através da gamificação, para aulas de dominação de Weber
Autores
Alan Remilson Soares dos Santos (Autor)
Resumo
O termo gamificação na educação, e um modo de incentivar a aprendizagem dos alunos na sala de aula com jogos ou brincadeiras competitivas, podendo no final da aula valer algum ponto ou brinde para os estudantes, fazendo assim um incentivo a mais para a aprendizagem. O uso da “gamificação” na sala de aula é para tornar a aula mais divertida e empolgante, fazendo que muito dos alunos não se dispersem, sendo que há uma grande dificuldade de chamar a atenção deles nos dias atuais. E com isso, novos métodos de ensinar são criados por serem mais atrativos. O objetivo desta pesquisa e conciliar jogos e educação, e trazer para os dias de hoje uma atividade em sala que o aluno se interesse e participe ativamente e que possa ter o máximo aproveito da aula. O foco da gamificação é envolver o aluno utilizando mecanismos provenientes de jogos, favorecendo a criação de um ambiente propício ao engajamento do educando. Pensando nisso, desenvolvemos uma atividade dentro do PIBID de Ciências Sociais de Marilia, sobre os tipos de dominação em Max Weber, a onde eles já deveriam ter apreendido o tipo de dominação que foram explicados para a turma. Imagens de pessoas com poderes politicas tanto no passado quanto nos dias de hoje são disposta para a turma, a onde devem ligar a personagem ao tipo de dominação, e com isso explicar o motivo dela exercer esse tipo de poder, é influencia na sociedade. O objetivo deste jogo é bem simples, e passar de uma forma mais empírica o tipo de dominação de Weber, usando uma atividade divertida e alegre, que foi bem aceita por os alunos, a onde ponderam entre sim, pois ela é feita em grupo de até cinco alunos, e no final da atividade eles expõem para a turma, cada personagem deve ser ligada a um tipo de dominação.
Voltar Visualizar PDF