Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Fonaudiologia
Título |
Programa Saúde na Escola: atuação fonoaudiológica na educação infantil voltada à promoção da saúde auditiva na infância. |
Autores |
Janaina Maria Alves da costa (Autor) Luciana Tavares Sebastião (Orientador) Mayra Cristina Pereira Barbosa (Colaborador) Camila Cristina Camilo Mendes (Colaborador) Maria Cecilia Bayer Pereira (Colaborador) |
Resumo |
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O objetivo desta pesquisa foi comparar o nível de conhecimento prévio e conhecimentos adquiridos após as ações de prevenção e promoção a saúde auditiva. A Avaliação das condições de saúde auditiva dos alunos de educação infantil foi feita por meio de questionários respondidos por pais de alunos que assinaram o TCLE. Foram analisados questionários de alunos com idades entre 4 anos a 5 anos e 11 meses. Posteriormente foi realizada uma entrevista inicial com os escolares, com perguntas envolvendo questões auditivas, para avaliar o conhecimento inicial dos mesmos sobre o tema. Em seguida, foram desenvolvidas ações de promoção da saúde auditiva com 84 alunos de três classes. Foram abordadas informações relacionadas à saúde auditiva, a fisiologia da audição, problemas auditivos na infância e estratégias de comunicação que minimizam as dificuldades auditivas realizadas pela criança. Após a realização das ações de promoção da saúde auditiva, foi realizada outra entrevista com os alunos, com questões parecidas á primeira entrevista, para verificar quais foram os conhecimentos adquiridos durante as ações. Foi utilizado como critério de exclusão para a pesquisa,os alunos que não entregaram o TCLE e os alunos que participaram de menos de dois dias de minicurso, que foi realizado em três dias. Foi possível observar que a maioria dos escolares absorveu os conhecimentos apresentados em relação as ações de promoção a saúde auditiva, ressaltando a importância da promoção e prevenção a saúde em ambiente escolar. |