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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Fonaudiologia

Título
Programa Saúde na Escola: atuação fonoaudiológica na educação infantil voltada à promoção da saúde auditiva na infância.
Autores
Janaina Maria Alves da costa (Autor)
Luciana Tavares Sebastião (Orientador)
Mayra Cristina Pereira Barbosa (Colaborador)
Camila Cristina Camilo Mendes (Colaborador)
Maria Cecilia Bayer Pereira (Colaborador)
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O objetivo desta pesquisa foi comparar o nível de conhecimento prévio e conhecimentos adquiridos após as ações de prevenção e promoção a saúde auditiva. A Avaliação das condições de saúde auditiva dos alunos de educação infantil foi feita por meio de questionários respondidos por pais de alunos que assinaram o TCLE. Foram analisados questionários de alunos com idades entre 4 anos a 5 anos e 11 meses. Posteriormente foi realizada uma entrevista inicial com os escolares, com perguntas envolvendo questões auditivas, para avaliar o conhecimento inicial dos mesmos sobre o tema. Em seguida, foram desenvolvidas ações de promoção da saúde auditiva com 84 alunos de três classes. Foram abordadas informações relacionadas à saúde auditiva, a fisiologia da audição, problemas auditivos na infância e estratégias de comunicação que minimizam as dificuldades auditivas realizadas pela criança. Após a realização das ações de promoção da saúde auditiva, foi realizada outra entrevista com os alunos, com questões parecidas á primeira entrevista, para verificar quais foram os conhecimentos adquiridos durante as ações. Foi utilizado como critério de exclusão para a pesquisa,os alunos que não entregaram o TCLE e os alunos que participaram de menos de dois dias de minicurso, que foi realizado em três dias. Foi possível observar que a maioria dos escolares absorveu os conhecimentos apresentados em relação as ações de promoção a saúde auditiva, ressaltando a importância da promoção e prevenção a saúde em ambiente escolar.
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