Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Lingüística

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Das relações entre artes, linguagem e educação: o TEN como prática artística afro-brasileira
Autores
THAIS LOPES SANTOS DE AZEVEDO (Autor)
Kassandra Muniz (Orientador)
Resumo
O presente trabalho busca apresentar os resultados da pesquisa de iniciação científica fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e vinculada ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (DELET/UFOP). A pesquisa teve por objetivo pesquisar a trajetória do Teatro Experimental do Negro (TEN) e apresentar sua importância na vida social do negro no Brasil na década de 1940. A personagem negra, até então, não existia no teatro oficialmente, a não ser de forma estereotipada ou como mero adereço. O objetivo então foi mostrar que a linguagem do teatro negro como algo transformador e emancipatório pode ser uma ferramenta importante para a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas brasileiras. Como procedimento metodológico fez-se um intenso levantamento de dados, pois ainda são insipientes os trabalhos na área temática do projeto, assim como a análise do TEN como possibilidade para a implementação da educação das relações étnico-raciais; para tanto foi-se utilizado referentes como "O negro e o teatro brasileiro" de Miriam Garcia Mendes; "Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões" do próprio Abdias do Nascimento, além das dramaturgias encenadas pelo grupo. Realizou-se também a criação do experimento cênico negro contemporâneo “CORPOBJETO”, baseado no texto Sortilégio II de Abdias do Nascimento e inspirado nos processos criativos e de composição e atuação do teatro político do “Teatro Experimental do Negro”
Voltar Visualizar PDF