Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Seminário de Monitoria
Área: MOSTRA MONITORIA
Subárea: MONITORIA
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Monitoria em História Contemporânea |
Autores |
RAFAEL BASSINELLO PAES DE BARROS (Autor) Patrick Vitaliano Carvalho Morenghi (Co-Autor) Ana Monica Henriques Lopes (Orientador) |
Resumo |
A monitoria da disciplina consiste em um conjunto de atividades que, além de auxiliar os alunos que estão cursando a disciplina, contribui para a própria formação do monitor como professor e seu aprofundamento nessa área do conhecimento. Para tanto, a presença nas aulas é indispensável pois revisamos o conteúdo e relemos os textos, desse modo, refletimos sobre um objeto que já conhecemos tornando a reflexão em si mais proveitosa, e, acompanhamos o docente na elaboração das provas e na correção, pois, aprender a elaborar e corrigir provas faz parte do aprendizado para a docência. Realiza-se, semanalmente, um encontro de monitoria que dura 2 hrs/aula com mesmo conteúdo trabalhado pelo docente. Desse modo, proporciona-se a experiência mais concreta de dar aula e mantém os discentes da disciplina amparados para com as dúvidas referentes ao conteúdo. Enfatiza-se que o principal é encontro semanal de monitoria: o espaço em que o monitor (docente em formação) e o discente da disciplina debatem os textos em conjunto, cabendo ao monitor sanar as dúvidas. Ademais, em caráter experimental para a monitoria, realizou-se nesse semestre, a cada quatro encontros de monitoria (uma vez por mês), a discussão de um capítulo de uma obra literária indicada pelo docente (no caso, “Nada De Novo No Front” de Erich Remarque), proporcionando ao discente algo além de um contato historiográfico, numa tentativa de se discutir as perspectivas entre História Contemporânea e uma literatura portadora de um objeto significativo para o programa da disciplina: a 1ª Guerra. O resultado mostrou-se muito proveitoso entre os discentes e monitores. |