Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: História
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Título |
História, Memória e Cultura: a concepção filosófica presente no contexto das escolas de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. |
Autores |
JEANCARLO MOREIRA OLIVEIRA (Autor) Marcelo Donizete da Silva (Orientador) |
Resumo |
Esta pesquisa se insere dentro de um projeto, cadastrado na PROPP, intitulado História, Memória e Cultura: a concepção filosófica presente no contexto das escolas de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar sobre o trabalho pedagógico do docente de filosofia na educação básica. Nesse sentido, essa proposta foi a continuidade de nosso projeto de investigação sobre a constituição identitária da Filosofia na Região de Ouro Preto e Mariana. Como base de pesquisa selecionamos os principais núcleos educacionais da região, sendo eles: o Seminário de Mariana, o Colégio Providência, e o Colégio Dom Pedro II e Colégio Arquidiocesano ambos localizados em Ouro Preto. Para o fim proposto, esta pesquisa teve como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Filosofia, Epistemologia e História da Educação. Sobre a perspectiva de compreender qual a concepção da práxis pedagógica da Filosofia nos contextos da Educação Básica de Ouro Preto, Mariana. No desdobrar dessa pesquisa evidenciamos que os princípios da Fenomenologia, da Hermenêutica e da Religião são os eixos norteadores da concepção filosófica no contexto estudado. Como questão metodológica, buscamos construir esse quadro de análise a luz da pesquisa quantitativa e qualitativa com a análise acerca da proposta de ensino da Filosofia proposta na matriz curricular corrente, bem como a análise bibliográfica como questão primeira dessa discussão. Esperamos com essa pesquisa, contribuir com o debate acerca do ensino da Filosofia no que tange a formação do homem para sua participação na vida política e social do seu contexto vivido. |