Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Repetência escolar e promoção automática: uma revisão da literatura sobre as práticas pedagógicas adotadas
Autores
THALITA TEIXEIRA DE SOUZA (Autor)
Daniel Abud Seabra Matos (Orientador)
Resumo
Considerando as elevadas taxas de repetência brasileiras, os objetivos da pesquisa são: a) realizar uma revisão da literatura sobre as práticas pedagógicas adotadas com alunos repetentes e com alunos promovidos que apresentam um déficit de aprendizagem (promoção automática); b) identificar quais práticas pedagógicas estão associadas a um melhor desempenho escolar dos estudantes repetentes e promovidos. A metodologia usada foi a revisão da literatura. Dentre os principais resultados, destacamos: existem poucos trabalhos publicados sobre práticas pedagógicas adotadas com alunos repetentes e com alunos promovidos. Primeiro, abordamos uma série de práticas pedagógicas fundamentais para o desempenho escolar dos alunos que têm dificuldades de aprendizagem, sendo ele repetente ou não (ex: correção dos erros). Ressaltamos também o efeito-professor e sua influência na aprendizagem dos alunos (ex: feedback, elogios e críticas). Depois, abordamos as práticas pedagógicas institucionais em escolas que adotam o sistema de ciclo. Observamos que tais práticas têm embasamento na legislação, quando a LDB/96 destaca a necessidade de atividades de reforço escolar paralelas ao ensino regular. No entanto, percebemos que algumas práticas como as turmas de progressão e as turmas diferenciadas podem não apresentar o efeito esperado, pois classes homogêneas podem prejudicar o aprendizado dos alunos de menor desempenho. Além disso, por se tratarem de atividades paralelas às aulas, ressaltamos a necessidade de que tais atividades sejam diferentes daquelas vivenciadas pelo aluno na sua classe. Destacamos a necessidade de mais pesquisas sobre as práticas pedagógicas adotadas com alunos repetentes. Percebemos também que os espaços da sala de aula e a prática do professor ainda continuam praticamente inalterados, sem a devida atenção para práticas adequadas ao aluno repetente/promovido. Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG.
Voltar Visualizar PDF