Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Educação
Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Título |
Repetência escolar e promoção automática: uma revisão da literatura sobre as práticas pedagógicas adotadas |
Autores |
THALITA TEIXEIRA DE SOUZA (Autor) Daniel Abud Seabra Matos (Orientador) |
Resumo |
Considerando as elevadas taxas de repetência brasileiras, os objetivos da pesquisa são: a) realizar uma revisão da literatura sobre as práticas pedagógicas adotadas com alunos repetentes e com alunos promovidos que apresentam um déficit de aprendizagem (promoção automática); b) identificar quais práticas pedagógicas estão associadas a um melhor desempenho escolar dos estudantes repetentes e promovidos. A metodologia usada foi a revisão da literatura. Dentre os principais resultados, destacamos: existem poucos trabalhos publicados sobre práticas pedagógicas adotadas com alunos repetentes e com alunos promovidos. Primeiro, abordamos uma série de práticas pedagógicas fundamentais para o desempenho escolar dos alunos que têm dificuldades de aprendizagem, sendo ele repetente ou não (ex: correção dos erros). Ressaltamos também o efeito-professor e sua influência na aprendizagem dos alunos (ex: feedback, elogios e críticas). Depois, abordamos as práticas pedagógicas institucionais em escolas que adotam o sistema de ciclo. Observamos que tais práticas têm embasamento na legislação, quando a LDB/96 destaca a necessidade de atividades de reforço escolar paralelas ao ensino regular. No entanto, percebemos que algumas práticas como as turmas de progressão e as turmas diferenciadas podem não apresentar o efeito esperado, pois classes homogêneas podem prejudicar o aprendizado dos alunos de menor desempenho. Além disso, por se tratarem de atividades paralelas às aulas, ressaltamos a necessidade de que tais atividades sejam diferentes daquelas vivenciadas pelo aluno na sua classe. Destacamos a necessidade de mais pesquisas sobre as práticas pedagógicas adotadas com alunos repetentes. Percebemos também que os espaços da sala de aula e a prática do professor ainda continuam praticamente inalterados, sem a devida atenção para práticas adequadas ao aluno repetente/promovido. Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG. |