Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS ATLETAS DO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA: ESTABILIDADE DO DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL ESPORTIVO
Autores
DIANA IZAIAS SOBREIRA (Autor)
FRANCISCO ZACARON WERNECK (Orientador)
RENATO MELO FERREIRA (Co-Orientador)
EMERSON FILIPINO COELHO (Co-Autor)
Resumo
Jovens atletas que apresentam características físicas, psicossociais e habilidadesdiferenciadasprovavelmente terão maior chance de sucesso. Porém, devido aos processos de crescimento e maturação, muitos dos atletas identificados como talento em certo momento não mantém o mesmo nível de desempenho. Assim, na avaliação do potencial esportivo, deve-se levar em conta o “tracking” do desempenho motor, referente à estabilidade ou manutenção de um atleta na mesma posição dependente de valores de certo grupo, em função do tempo. O objetivo do presente estudo foi avaliar a estabilidade do diagnóstico do potencial esportivo em escolares de um colégio militar. Participaram 218 escolares do Colégio Militar de Juiz de Fora (127 meninos), com idade entre 11 a 18 anos, avaliados em 2015 e 2016. Foram mensurados aspectos antropométricos, fisicomotores, psicossociais e maturacionais. O diagnóstico do potencial esportivo foi realizado após modelagem estatística, com pontuação variando de 0 a 100% (<40% Em Desenvolvimento; 40-60% Mediano; 60-80% Alto Potencial; >80% Potencial Esportivo de Excelência). Utilizou-se o coeficiente de correlação intraclasse (CCI), coeficiente Kappa e % de concordância geral. Quanto ao diagnóstico do potencial esportivo, foram observadas as seguintes classificaçõesem 2015 e 2016, respectivamente: 29% vs. 40%Em Desenvolvimento; 51% vs. 46% Mediano; 17% vs. 11% Alto Potencial; 3% vs. 3% Potencial de Excelência. A concordância percentual geral foi de 58% (X2=90,408; p<0,0001), CCI=0,81 e Kappa=0,32. Foi estabilidade moderada a elevada nas variáveis antropométricas (CCI=0,80 a 0,95), fisicomotoras (CCI=0,88 a 0,71), psicossociais (CCI=0,55 a 0,87), maturacionais (CCI=0,87 a 0,94) e diagnóstico do potencial esportivo (CCI=0,81). Conclui-se que os indicadores multidimensionais e o diagnóstico do potencial esportivo apresentaram moderada a elevada estabilidade em escolares de um colégio militar. O estudo teve apoio financeiro da UFOP.
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