Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Metodologia do ensino dos esportes: da aprendizagem ao treinamento dos esportes: Possibilidades contra a evasão
Autores
MATEUS AUGUSTO DE OLIVEIRA MACHADO (Autor)
Siomara Aparecida Silva (Orientador)
Resumo
A Metodologia do Ensino dos Esportes EFD - 005 é uma das disciplinas do ciclo básico nos cursos de Educação Física que é o maior pré-requisito do curso, 18 disciplinas. O alto nível de reprovação na mesma e o impacto na retenção nos cursos implicam em ter uma estrutura para auxiliar os alunos nas exigências da mesma e nas quebras e construções paradigmáticas que seu conteúdo implica. Assim o objetivo maior foi reduzir a reprovação, e consequentemente a retenção, assegurando a interação com o conteúdo teórico e prático da EFD - 005, além de proporcionar aos alunos uma maior interação entre as turmas do curso. Foram realizadas várias reuniões e planejamentos de atividades e oficinais teórico práticas como ferramentas para auxiliar no alcance do objetivo estipulado, foram feitas relações e contagem dos alunos reprovados na disciplinas e comparado ao semestre anterior. Das atividades propostas, foram uma Gincana teórico-prático com a turma do primeiro semestre 2017.1, mesa redonda com ex-alunos" Uma visão do mercado de trabalho", e a de maior importância foi a Gincana IntegraEFI que ocorreu na semana dos dias 07 a 11 de agosto de 2017 como uma das atividades da II Semana de Educação Física do CEDUFOP. Os resultados obtidos não foram positivos quando comparados com a turma do semestre anterior 2016.2, onde se teve o índice de 27 alunos aprovados em um total de 50, enquanto os alunos do 2017.1 tiveram um índice de 24 alunos aprovados em um total de 52. Porém o número de alunos desistentes do curso foi um pouco menor quando comparado com o 2016.2 que teve 12 alunos desistentes, enquanto o 2017.1 teve um número de 8 alunos desistentes durante o semestre. Concluísse que apesar das atividades apresentadas, existe outros fatores que interferem na evasão do curso e aprovação na disciplina EFD - 005 que estão além do alcance do programa da Pró-Ativa.
Voltar Visualizar PDF