Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes Cênicas
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Título |
Nietzsche, Artaud e a Estética Teatral no Século XX: Elementos de uma crise anunciada? |
Autores |
EDUARDO MACENA DAMASCENO (Autor) |
Resumo |
A luz da relação com o conceito de “pós dramático” que Hans-Thies Lehmann utiliza para falar de teatro no século XX e que nos possibilitou fazer as conexões necessárias com o modo como esta crise toca o fazer teatral, revisitando a estrutura cênica, a concepção de corpo do ator, a construção de cenário e, sobretudo, o modo como o texto se torna objeto secundário na encenação teatral. Todos estes elementos compõe a crise anunciada da estética teatral no século XX e, é a partir desses elementos que compõem a crise da estética teatral que, junto à Lehmann, Artaud e Nietzsche, traçamos caminhos para encontrar indícios vigorosos que mostram que a estética teatral, no século XX, entra em crise juntamente com o racionalismo característico da modernidade, ao mesmo tempo em que se amplia e revisita, em direção aos elementos outros que compõe a cena teatral (gestualidade, musicalidade, a própria corporeidade do ator, etc), cada vez mais emancipada do texto teatral. |