Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
MATERIAL DE APOIO À SIMULAÇÃO DE SISTEMAS DE FILAS DE ATENDIMENTO
Autores
ISABELA GORETTI SCARAMELO DE CARVALHO (Autor)
MONICA DO AMARAL (Orientador)
Resumo
A disciplina ENP161 - Simulação a Eventos Discretos é uma disciplina obrigatória para o décimo período de Engenharia de Produção - PJM, com forte teor quantitativo, caráter prático e aplicado. O presente projeto teve por objetivo criar roteiros para aulas práticas, trabalhos individuais ou em grupos e exercícios para estudos extraclasse. Também se constituiu em ampliar o acesso dos mesmos a materiais didáticos diversificados e atualizados. Em relação às aulas práticas, foram criados 15 roteiros, que são utilizados pelos alunos com frequência semanal. Cada roteiro aborda um conjunto de novos comandos do software Arena, além de mostrar aplicações da simulação em diferentes áreas da Engenharia de Produção, como logística, gestão de operações e de serviços. Ao final da aula, o aluno deve responder a um questionário que é voltado tanto à teoria estudada quanto ao processo decisório relacionado à aplicação. Para os estudos extraclasse, foram criados roteiros de fixação e revisão, que os alunos devem responder sem o uso do software Arena, englobando questões relativas aos comandos estudados e também sobre as aplicações. Ao todo, foram criados cinco roteiros de estudos individuais, cada um referente a três aulas práticas. Além disso, foram criados alguns roteiros para atividade extraclasse baseados em leituras complementares, que mantêm o objetivo de relacionar o conteúdo teórico ao uso de softwares. Até esse momento, foram finalizados dois roteiros, mas até o final do projeto, mais roteiros serão criados. Os roteiros de aulas práticas e os exercícios extraclasse foram utilizados em 2017-1, por meio do Moodle. Os resultados alcançados incluem o aumento das notas finais dos alunos em 2,0 pontos, além da motivação dos alunos e da maior participação nas atividades extraclasse. As leituras complementares estão sendo introduzidas em 2017-2, mas se espera que elas também apresentem bons resultados, aumentando o senso crítico e aguçando a curiosidade dos alunos
Voltar Visualizar PDF