Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Título
Ensino da História e Cultura dos Originários e Afro-Brasileira e Africana: uma análise da grade curricular do curso de Pedagogia da Unesp Marília
Autores
Agatha Assis Bandeira dos Santos (Autor)
Resumo
Esta pesquisa visa apresentar a importância da abordagem da História dos povos negros e originários no Brasil a partir da Lei nº 11.645/2008 no curso de Pedagogia da UNESP – Marília. Pensando na própria formação do Brasil enquanto um país multicultural formado por vários povos com seus valores culturais e costumes, nos quais pouco se sabe da contribuição dos negros e originários que se fundiram as outras e foram suprimidas. O silenciamento e apagamento da história dos povos Africanos e Originários da América Latina tem sua construção histórica enraizada na memória social de maneira significativa através do meio acadêmico e também pela subordinação das relações decorrentes da escravização e afirmações errôneas e deturpadas propagadas pelos meios de comunicação que reafirmam o preconceito e intensificam-no. Neste sentido objetiva-se analisar a grade curricular do curso de pedagogia na Unesp Marília, de modo a identificar quais disciplinas, como parte dos conteúdos, tem priorizado discutir a “Educação para as relações étnico-raciais”. O método a ser utilizado na presente pesquisa é de cunho teórico exploratório baseado na literatura da área e na análise da grade curricular do curso de Pedagogia da Unesp. Tratando-se de uma pesquisa em andamento tem-se como resultados parciais breve conhecimento teórico sobre o tema abordado. Acredita-se que a abordagem dos conteúdos escolares na formação dos pedagogos brasileiros, de forma representativa, potencialmente contribuem para sensibilizar o olhar dos futuros profissionais pedagogos aos valores culturais, afim de, gerar uma consciência do papel destes na formação social em respeito à diversidade.
Voltar Visualizar PDF