Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Outra
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Título |
Juventude e adolescência na atualidade: uma análise sobre a produção teórica no campo da psicologia. |
Autores |
LARISSA TAINA DA SILVA (Autor) Claudia Braga de Andrade (Orientador) |
Resumo |
A juventude tem sido tema de inúmeras pesquisas, publicações e encontros científicos. Os termos juventude e adolescência muitas vezes se sobrepõem nos estudos da área da psicologia. Nas últimas décadas, vem se destacando, nos estudos psicanalíticos a singularidade ao sujeito adolescente, uma lógica própria nos seus processos de identificação, em que o adolescente opera como um representante do paradigma dos impasses do sujeito (Rassial,1999; Lacadée, 2011; Miller, 2015), como também uma transformação crucial da condição adolescente e um esgarçamento das fronteiras, como por exemplo, no ‘prolongamento da dita adolescência’ na contemporaneidade (Birman, 2009). Com a perspectiva da adolescência, como uma condição do sujeito, encontramos uma referencia a juventude de forma plural, vinculando sua dimensão simbólica, às transformações decorrentes na ordem social, cultural, política e econômica. Temos como objetivo, nesta pesquisa, construir interfaces teórico-conceituais entre as categorias adolescência e juventude na contemporaneidade, através de um levantamento teórico sobre a produção cientifica na área da psicologia durante os últimos cinco anos sobre o tema. Para tanto, passamos por dois processos, o primeiro em realizar uma busca de todos os artigos e realizar uma tabela, e o segundo processo analisar e separar os artigos em campos, apontando quais temáticas das pesquisas e como vem se veiculando com os conceitos de jovem e adolescente.Por fim, buscamos separar os artigos em eixos, a fim de termos uma melhor apreensão e visão de quais áreas vem sendo o foco de preocupação e atenção das pesquisas, são eles violência, representatividade dos jovens, saúde, família, escola, direito e tecnologia. Com a pesquisa, concluída, tivemos como resultado a capacidade de avaliar em quais eixos as pesquisas vem sendo estudadas e apontando o maior. Podemos levantar quantas pesquisas teóricas -trabalhos destinados em teorias e pratica -pesquisas de campo- vem sendo trabalhadas. |