Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Ciência da Computação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Melhoria de processo de software em ambientes acadêmicos: O estudo de caso do BOPE no laboratório de pesquisa em computação iMobilis
Autores
MAURICIO MOURA DOS SANTOS JUNIOR (Autor)
Igor Muzetti Pereira (Orientador)
Resumo
RESUMO ENCONTRO DE SABERES Desenvolver software em laboratórios de pesquisa em computação traz desafios diferentes daqueles encontrados nas empresas profissionais do mercado. Nas empresas, os colaboradores são profissionais que dedicam em média 40 horas semanais em seus projetos, eles já possuem uma graduação e até algumas especializações e certificações e também dependem do seu trabalho para ajudar na renda de suas famílias. Já nos laboratórios acadêmicos, a maioria dos colaboradores são estudantes de graduação, que ainda estão em capacitação e dedicam em média 15 horas semanais em seus projetos, e muitas vezes seu objetivo é apenas se formar. Contudo, os professores e pós-graduandos destes laboratórios precisam contar com os graduandos em seus projetos. Normalmente estes laboratórios firmam parcerias e recursos com agências de fomento e/ou empresas privadas. Portanto, é necessário que eles desenvolvam com boa qualidade suas pesquisas, muitas vezes atreladas a entrega de um software inovador. Também precisam obedecer aos cronogramas e até garantir a manutenibilidade de seus produtos. Este trabalho utiliza um processo de software formado por boas práticas de engenharia de software recomendadas pelo mercado e adaptadas ao contexto acadêmico. E então, apresenta resultados de 2 anos de métricas de comprometimento dos colaboradores em projetos de pesquisa desenvolvidos em um laboratório de pesquisa em computação aonde participaram em média 12 graduandos e 2 professores em 8 projetos. Os resultados indicam que a medida que o tempo foi passando, os colaboradores iam se acostumando mais com o processo e seu comprometimento melhorava. Também foi captado qualitativamente que a oportunidade de aprender práticas usadas nas empresas desenvolvedoras de software em projetos reais motivam os alunos em seus projetos e reforçam suas habilidades para uma futura vaga no mercado de trabalho
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