Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Atividades experimentais e divulgação científica
Autores
CLARISSA RODRIGUES (Orientador)
Josiany da Siva Daudt (Co-Autor)
DANIELLE APARECIDA FERMINO (Co-Autor)
NARAYANE FERNANDES DOS SANTOS LEITE (Autor)
FABIO AUGUSTO DE SOUSA (Co-Autor)
JULIANA CRISTINA DOS SANTOS (Co-Autor)
LOHAYNE LIGYA BARBOSA SILVA (Co-Autor)
MATHEUS ANDRE BARBOSA POLATO (Co-Autor)
SAULO GONCALVES JALES (Co-Autor)
ADRIANA MOREIRA LIMA (Co-Orientador)
Resumo
O PIBID Química UFOP desenvolveu, em diversas escolas de educação básica de Ouro Preto e Mariana, atividades de divulgação científica utilizando atividades experimentais e lúdicas. Essas atividades visam divulgar e popularizar os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas do projeto nas escolas parceiras. Os experimentos foram selecionados considerando a utilização de materiais que fossem de fácil acesso e baixo custo, não oferecessem riscos que ameaçassem a segurança dos alunos, não gerassem resíduos tóxicos e de difícil descarte e com apelo visual que estimulasse a curiosidade das crianças e jovens. Para isso, os bolsistas pesquisaram e prepararam experimentos antecipadamente para evitar erros ou imprevistos, tanto em relação à manipulação dos reagentes químicos quanto em relação à apresentação verbal. Além disso, planejaram os experimentos a serem apresentados, sendo este pensado para uma melhor visualização dos alunos, remetendo à importância do impacto visual que todo experimento deve ter e a importância das interações com os alunos por meio da discussão dos fenômenos químicos apresentados. Os experimentos propostos além de terem um grande apelo visual tinham por objetivo apresentar conceitos relacionados às transformações químicas e interações intermoleculares. Tanto da perspectiva dos bolsistas, quanto dos alunos das escolas, foi importante observar como a experimentação no ensino de química pode fazer diferença no ambiente escolar.
Voltar Visualizar PDF