Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
A pedagogia da Alteridade na Formação dos professores.
Autores
PRISCILA MARIA DA SILVA JESUS (Autor)
Erisvaldo dos Santos Pereira (Orientador)
Resumo
Em uma reflexão sobre como a formação humana tem ocorrido e de uma maneira geral a formação de Professores, podemos perceber que a maneira como o processo de formação se dá dentro da pedagogia tradicionalista fundamentada em conceitos da filosofia ocidental e tradicional, não consegue por si só cumprir esse papel de formar humanos,  pois o processo todo delimita o lugar deste ser aluno(a) que não é reconhecido como humano, o '' Sem luz", antes deste processo de formação humana. Neste sentido a intenção de fazer esta reflexão é atentar para a possibilidade que esse processo seja já, inicialmente humanizado e possa reconhecer o outro como um sujeito que possui sua subjetividade dentro deste processo. Para darmos luz a esta reflexão utilizamos o conceito de Alteridade do Filosofo Emmanuel Lévinas e chegamos a proposta deste trabalho que é: A pedagogia da Alteridade na formação de Professores. Portanto ao pensarmos em uma maneira de como tornar esse processo humanizado partimos do pressuposto que as bases desta formação humana passam pela formação de professores e essa perspectiva poderia melhorar por intermédio da Alteridade. E a partir disto então, sugerimos a criação da disciplina "Pedagogia da Alteridade" como parte da formação dos professores, na intenção de humanizar o processo e assim começarmos essa jornada rumo ao respeito e reconhecimento do outro dentro do processo de formação.  Sendo assim a  contribuição deste projeto para o ensino de graduação é no sentido de tornar possível a inserção da disciplina Pedagogia da Alteridade  na formação de professores , visando melhorias neste processo e criando novas formas de interações e vivências dentro do ambiente acadêmico e escolar, uma vez que o  processo de formação  é de extrema importância  para a construção de toda nossa sociedade e o reconhecimento do outro, por meio da Alteridade pode ser algo traga outro sentido para a formação humana, um sentido humano.              
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