Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Comunicação
Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Título |
Construindo uma metodologia de análise: aproximações à audiência em rádio expandido |
Autores |
PRISCILA FRANCIELLE DOS SANTOS (Autor) DEBORA CRISTINA LOPEZ (Orientador) DANIEL BORGES (Co-Autor) TICIANE KARITA GOMES ALVES (Co-Autor) JOAO VITOR GARCIA DE SOUZA NUNES (Co-Autor) LETICIA CALDEIRA (Co-Autor) MATHEUS MARITAN (Co-Autor) |
Resumo |
Os desafios de estudar a audiência são a cada dia maiores. A nova ecologia de mídia, apresentada por Scolari, revela um cenário complexo e um público ativo e que demanda um posicionamento diferenciado das emissoras de rádio. Desenvolver uma metodologia para compreender a complexidade que envolve a configuração e os hábitos de consumo deste ouvinte-internauta é o objetivo principal do projeto “Conhecer o ouvinte-internauta: Um estudo sobre o perfil da audiência de rádio no cenário de convergência”. Para isso, apresentamos uma proposta de desenvolvimento de metodologia baseada em três eixos: a) hábitos de consumo de mídias digitais (conhecidos a partir de um questionário aplicado aos estudantes de graduação e pós-graduação de Mariana-MG); b) análise de estratégias narrativas e de engajamento adotadas por sites e aplicativos de programas esportivos, emissoras jovens e podcasts (produtos mais citados pelos entrevistados durante a etapa anterior); c) e por fim um teste de usabilidade seguido de entrevista realizado com parte da amostra inicial do estudo a partir de protótipos desenvolvidos a fim de analisar os potenciais narrativos e de engajamento de audiências jovem no rádio expandido. Pretende-se, desta forma, contribuir para o campo de estudos e para o mercado, aproximando-nos da pesquisa aplicada e do debate sobre a remediação e a complexificação dos meios e de suas composições narrativas na cultura da conexão. A proposta de percurso metodológico apresentado passou por alterações nos primeiros anos do projeto, ampliando-se e buscando discutir potenciais espelhados no mercado radiofônico e nas mutações pelas quais passou e passa, refletindo-se na sua forma de diálogo com seu público e contribuindo, em uma perspectiva mais ampla, para um novo conceito de audiência. |