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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
Modelagem Poliscópica e Jornalismo de Moda: novas perspectivas para informar
Autores
FERNANDA CAMARGO GUIMARAES PEREIRA MAIA (Autor)
Resumo
Nos produtos jornalísticos, o design não está associado somente à articulação de aspectos gráficos nas interfaces, isto é, não se configura apenas como uma atividade de ordenação projetual dos elementos visuais. Na contemporaneidade, o design aplicado ao Jornalismo tem como principal propósito mediar a informação jornalística através de um discurso multimodal, projetado em um contexto de produção que considera o design desde as primeiras etapas. Nesse sentido, esta pesquisa direciona-se para o Design da Informação de relatos jornalísticos sobre tendências de moda, através da aplicação de uma metodologia advinda deste campo, intitulada Modelagem Poliscópica, voltada para o pensamento sistêmico e holístico da informação. Diante da ampla distribuição de conteúdos de moda nos ambientes digitais, advindos de inúmeras fontes e em diferentes formatos e enquadres, pretende-se responder à pergunta de pesquisa: como o Jornalismo especializado pode evoluir na modelização dos relatos sobre as tendências de moda, no que se refere às formas de estruturar as narrativas, os enquadramentos e formatos a partir da metodologia da Modelagem Poliscópica?
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