Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Biologia Geral

Título
A MÚSICA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE UM CD COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM
Autores
FERNANDO VIEIRA COSTA (Autor)
LUCIANA HOFFERT CASTRO CRUZ (Orientador)
Resumo
A música é uma ferramenta eficaz no processo ensino e aprendizagem de biologia, uma vez que, utilizada como forma de linguagem, potencializa o modo de aprendizado do aluno. A presente pesquisa de cunho qualitativo foi realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. Participaram 40 alunos do segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Foi aplicado um questionário pré-teste com questões objetivas de sondagem, afim de verificar qual o nível de envolvimento da turma participante com música e qual seu perfil de inteligências. Posteriormente a turma escolheu quais temas da Biologia eram mais difíceis de aprender. Tais temas foram trabalhados a partir de vídeo-aulas e grupos de discussão. Em seguida foram elaboradas duas letras de paródias musicais, cujo conteúdo aborda os temas considerados de difícil aprendizagem. As paródias produzidas foram transcritas e gravadas em um CD. Após a elaboração das paródias foi aplicado um questionário pós-teste, com o objetivo de sondar a percepção dos participantes a respeito do uso da música nas práticas de ensino. Observou-se que a inteligência predominante no grupo participante é a naturalista, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Mesmo não predominando a inteligência musical, o grupo discente concorda 100% com o uso de recursos didáticos complementares para o ensino de ciências e 60% relatou que utilizaria a música em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a música é uma ferramenta pedagógica de fácil acesso, com grande aceitabilidade e que pode influenciar positivamente no processo ensino e aprendizagem de biologia. Palavras-chave: Música. Ensino de Biologia. Neurociências. Formação inicial docente.
Voltar Visualizar PDF