Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
INSERÇÃO DE MAIS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NO ENSINO DA LAVRA SUBTERRÂNEA |
Autores |
ANNA LUIZA OLIVEIRA NASCIMENTO (Autor) |
Resumo |
Há uma necessidade de se reformular o ensino superior de engenharia, isso porque o currículo atual, já não supre as necessidades que o mercado exige dos novos profissionais. O mercado atual demanda por profissionais empreendedores, que apresentam produtividade e competitividade diante dos desafios diários, e que ofereçam uma formação multidisciplinar. Para tanto é preciso que haja uma renovação da prática docente mediante os novos métodos e as novas possibilidades em tecnologia da informação. Na área da Engenharia há especificidades no ensino quanto às atividades extraclasse e aos estudos autônomos. Esta proposta de estudo explora a possibilidade de inserção de ferramentas de ensino EAD no curso de Engenharia de Minas da UFOP, nas atividades da disciplina de Lavra Subterrânea. Para isso, fazem-se questionamentos da melhor forma de se planejar a implementação destas ferramentas, para que as mesmas tragam resultados positivos. A questão que se pretende responder com o estudo e pesquisa é: quais atividades necessariamente têm de ser trabalhadas presencialmente, quais podem ser trabalhadas a distância e quais podem ter atividades combinadas para a obtenção das competências profissionais previstas no projeto pedagógico do curso. Para responder esta questão buscou-se implementar atividades baseadas em metodologias ativas na sala de aula, para se avaliar o comportamento dos alunos perante um novo modelo de ensino. |