Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
INSERÇÃO DE MAIS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NO ENSINO DA LAVRA SUBTERRÂNEA
Autores
ANNA LUIZA OLIVEIRA NASCIMENTO (Autor)
Resumo
Há uma necessidade de se reformular o ensino superior de engenharia, isso porque o currículo atual, já não supre as necessidades que o mercado exige dos novos profissionais. O mercado atual demanda por profissionais empreendedores, que apresentam produtividade e competitividade diante dos desafios diários, e que ofereçam uma formação multidisciplinar. Para tanto é preciso que haja uma renovação da prática docente mediante os novos métodos e as novas possibilidades em tecnologia da informação. Na área da Engenharia há especificidades no ensino quanto às atividades extraclasse e aos estudos autônomos. Esta proposta de estudo explora a possibilidade de inserção de ferramentas de ensino EAD no curso de Engenharia de Minas da UFOP, nas atividades da disciplina de Lavra Subterrânea. Para isso, fazem-se questionamentos da melhor forma de se planejar a implementação destas ferramentas, para que as mesmas tragam resultados positivos. A questão que se pretende responder com o estudo e pesquisa é: quais atividades necessariamente têm de ser trabalhadas presencialmente, quais podem ser trabalhadas a distância e quais podem ter atividades combinadas para a obtenção das competências profissionais previstas no projeto pedagógico do curso. Para responder esta questão buscou-se implementar atividades baseadas em metodologias ativas na sala de aula, para se avaliar o comportamento dos alunos perante um novo modelo de ensino.
Voltar Visualizar PDF