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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
O ensino da geociências no Pré- vestibular
Autores
BEATRIZ SARALHA FRIGUETTO (Autor)
Adivane Terezinha Costa (Orientador)
Augusto do Carmo Sousa Davin (Co-Autor)
Gabriel Galdino de Magalhães (Co-Autor)
marcela barcelos barbosa (Co-Autor)
Laura Frota Campos Horta (Co-Autor)
João Paulo de Lima (Co-Autor)
Thiago Luis da Silva Costa (Co-Autor)
Beatriz Coura Nardy (Co-Autor)
Giovanna Custódio Moreira (Co-Autor)
Carolina Gontijo Bernardes Silva (Co-Autor)
Vanessa da Silva Reis Assis (Co-Autor)
Paula Luiza fraga ferreira (Co-Autor)
Pedro Henrique da Silva Assunção (Co-Autor)
Heitor Siqueira Sobral (Co-Autor)
Driele Antunes de Assis (Co-Autor)
Resumo
No intuito de promover atividades de extensão os Programas de Educação Tutorial da UFOP surgiram com o pré-vestibular intensivo EducaPET como uma via de inclusão social baseada na ciência. Como foco principal do projeto no âmbito do PET - Geologia, tem-se a preparação de jovens para o ENEM e a divulgação das geociências através das aulas de Geografia e de Atualidades. Inicialmente, em 2016 o curso foi desenvolvido na Escola Estadual Dom Silvério no município de Mariana-MG, tendo em média 60 alunos. A metodologia baseou-se em aulas expositivas com duração de 90 minutos para cada disciplina e é integrada pela aplicação de um simulado ao longo do curso. Semanalmente há alternância dos alunos responsáveis por ministrar os conteúdos, sendo cada aula oferecida por dois membros do PET-Geologia. Entre os assuntos abordados na área das geociências é possível salientar: Noções de cartografia, recursos hídricos e clima, relevo, solos, vegetação e desastres ambientais. Juntamente foram apresentados assuntos atuais como a questão petrolífera no Oriente Médio, a busca por energia sustentável e o desastre em Mariana. Para verificar o conhecimento adquirido durante o curso foi aplicado um simulado sobre as matérias ministradas. A partir deste foi possível depreender o nível de aprendizagem dos participantes com base em suas notas. Para a área de ciências humanas, a qual compreende a geociências, obteve-se uma média de 47% de acerto para os 20 participantes, levando-se em conta que alguns não concluíram o teste dentro do tempo de duração estimado. Desse modo, observa-se que o os alunos apresentaram muita dificuldade quanto a metodologia de estudo e desempenho em exames, demonstrando uma defasagem no ensino médio brasileiro. No entanto, apesar do desempenho geral não ter sido satisfatório, o projeto propiciou uma oportunidade de vivenciar o modelo do ENEM suprindo parte das dificuldades apresentadas pelos alunos,tendo em vista que o projeto traz uma complementação ao estudo.
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