Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Lingüística

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
O som do TEN: linguagem, memória e etnomusicologia no Teatro Experimental do Negro
Autores
ITAMAR SALVIANO BORGES DE ARAUJO (Autor)
Kassandra da Silva Muniz (Orientador)
Resumo
O eixo deste trabalho de pesquisa repousa na análise do processo de construção das escolhas de trilhas sonoras dos espetáculos do TEN – Teatro Experimental do Negro buscando entender a relação entre linguagem e identidades negras neste contexto. Nossa pesquisa teve por objetivo mobilizar, por meio da análise do TEN e do texto teatral Sortilégio (NASCIMENTO, 1961) questões fundamentais para a população negra. Buscamos entender a relação entre Teatro, Negritude e Sonoridades. Em nosso referencial teórico tive acesso a uma série de autores que já pesquisavam o TEN. (ROSA, 2007), (GODOY, 2012), (MACEDO, 2005), (NASCIMENTO, 1966). Sobre os sons e sonoridades da trilha e seu caráter performativo, buscamos referencial teórico no campo dos estudos da música (WISNIK, 1989) e dos estudos da linguagem (AUSTIN, 1990). Fiz um levantamento de dados que continham indícios de como eram utilizadas as sonoridades na construção da trilha espetáculo. Não só a trilha, mas, sobretudo, a construção discursiva que se dá a partir dela e outras sonoridades que constituem o percurso dramático da personagem central. O espetáculo que traz, a partir da relação do herói com sua ancestralidade, tanto caminhos de empoderamento da negritude, quanto máculas impingidas aos negros por uma sociedade racista. Prevíamos, inicialmente, a criação de uma trilha sonora para uma cena do espetáculo. No entanto, fizemos a opção de promovermos uma leitura dramática onde pudéssemos experimentar algumas sonoridades e ideias, além de, perceber as impressões e impactos causados, a partir do envolvimento com o contexto da cena, nos participantes da leitura. Pudemos entender como a linguagem foi performativizada pelo TEN discutindo questões raciais e o lugar do corpo negro na sociedade pensando o lugar da memória, do corpo negro e da oralidade para a emergência dessa expressão do movimento negro assentado no campo cultural artístico, em especial o Teatro.
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