Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Uma nova abordagem para a Trissomia do cromossomo 21
Autores
ISABELA VIEIRA PROFETA (Autor)
Hildeberto Caldas de Sousa (Orientador)
Driely Aparecida de Oliveira (Co-Orientador)
Resumo
A trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down) é um dos resultados da divisão celular que sofreu alteração. Durante uma aula de Genética aplicada, para os alunos do 1° ano do E. M. da Escola E. Cabanas, os alunos mostraram dificuldade para compreender essas alterações. Dessa forma, a professora de biologia das turmas propôs uma aula dinâmica, visando esclarecer como ocorre a Síndrome de Down. Foram providenciados, para os alunos, massa de modelar para a representar os cromossomos. A turma concluiu, por meio da atividade, que a trissomia do cromossomo 21 simples consiste em uma não disjunção cromossômica durante a divisão celular. Sendo assim, na formação de um zigoto, um progenitor pode mandar seu gameta com 24 cromossomos (dois cromossomos 21) e o outro indivíduo liberar um gameta com 23 cromossomos. Se isso ocorrer, a prole nasce com 47 cromossomos e não 46. Como a alteração ocorre no cromossomo 21, obteve-se uma cópia de três cromossomos iguais formando a trissomia simples. O outro tipo de Síndrome de Down é a trissomia por translocação, que também foi representada por massa de modelar, buscando compreender que esse tipo de trissomia ocorre quando uma cópia do cromossomo 21 é translocada para outro cromossomo, normalmente o 14, ou seja, um cromossomo 21 se adere ao cromossomo 14 deixando-o maior, porém, com dois cromossomos no lugar de um. Mas essa alteração gera a Síndrome de Down, pois analisando os cromossomos, conclui-se que, mesmo havendo 46, um deles está alojado no 14, tendo assim uma trissomia translocada. Essa atividade prática teve um desenvolvimento satisfatório, pois a representação desses fenômenos, com o auxílio da massa de modelar, promoveu o interesse e a compreensão dos alunos de como ocorre esse erro durante a divisão celular.
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