Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
OFICINA DE ENSINO: ASPECTOS AFETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE.
Autores
REBECA MARIA FRECH (Autor)
Sérgio Raimundo Elias da Silva (Orientador)
Resumo
Este curso é ministrado pelos alunos matriculados na Oficina de Ensino, disciplina integrante da matriz curricular da Licenciatura de Língua Inglesa, oferecida semestralmente. Possibilita a integração entre conhecimentos teóricos e práticos, em que o professor em formação inicial desempenha seu papel didático-pedagógico, em uma experiência real, na sala de aula. Além disso, atende à responsabilidade social de integração entre a UFOP e os docentes de LE (língua estrangeira) de Mariana e região, e de contribuição para o desenvolvimento de pesquisas sobre ensino-aprendizagem, com o propósito de disponibilizar novos recursos que possam facilitar o trabalho docente. Discute fatores relacionados à aprendizagem, considerando a dimensão afetiva presente nas práticas pedagógicas e sociais de professores e alunos, e as diferenças e contribuições individuais dos participantes do evento de aula. Leva em consideração a afetividade no contexto educacional (ARAGÃO, 2005; ARNOLD, 1999; BARCELOS & COELHO, 2010; DEWAELE, 2011; DÖRNEY, 2001; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011), aprimorando a construção do conhecimento e aperfeiçoando a troca de experiências e as práticas pedagógicas docentes. Seu principal objetivo é contribuir para a formação inicial e continuada de professores de LE, no que tange à sensibilização sobre as variáveis afetivas que coexistem na sala de aula, além de servir de campo de experimentação e treinamento profissional. A metodologia utilizada parte da leitura e discussão de literatura especializada sobre o tema, seguida de preparação e divulgação do curso a ser ministrado. Além da regência e avaliação, ele é desenvolvido a partir de práticas reflexivas sistemáticas entre docente e discentes. Em 2017, essa ação extensionista conta com 3 estagiários, e se encontra em andamento até o final do semestre letivo, em fevereiro de 2018.
Voltar Visualizar PDF