Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
PIBID UFOP- SUBPROJETO PEDAGOGIA- PRÁTICAS PEDAGOGICAS INCLUSIVAS
Autores
KARINI APARECIDA DE FREITAS (Autor)
Larissa Santos de Paula (Co-Autor)
Liliane dos Santos Jorge (Orientador)
Julia Aparecida Malta Corrêa (Co-Autor)
Laura Cristina Viegas dos Santos (Co-Autor)
Cyntia Millena Moreira (Co-Autor)
Resumo
O subprojeto Pedagogia/ Práticas Pedagógicas Inclusivas visa à elaboração de práticas pedagógicas na Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira localizada no Bairro Santo Antônio, cidade de Mariana. A escola está localizada em um bairro periférico da cidade, que sofre com problemas de violência e falta de infraestrutura. Em função destes problemas, um dos aspectos abordados neste ano, foi a questão da violência na comunidade. Esta temática foi abordada na formação dos bolsistas, de modo a orientá-los a agir em situações de violência no espaço escolar. O objetivo geral do nosso subprojeto é colaborar para que os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita consigam acompanhar o ritmo da turma. O foco do projeto é trabalhar a aprendizagem da linguagem verbal, por meio de atividades significativas e interdisciplinares, apoiando o trabalho da professora. Nossa intervenção na escola é feita durante 10 horas semanais. Um dia da semana ficamos em sala de aula, atuando junto ao coletivo da turma, no outro dia fazemos as atividades de acompanhamento individualizado com aqueles alunos que foram selecionados para participar do projeto. Fazemos também atividades de intervenção desenvolvendo sequências didáticas com toda a turma. Alguns temas trabalhados nestas sequências foram: Sistema de medidas, o folclore brasileiro, as festas juninas, a questão do bulliyng e respeito as diferenças. Dentre os resultados alcançados destacamos melhor rendimento dos alunos atendidos, maior interesse pelos estudos e pela escola.
Voltar Visualizar PDF