Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Monitoria - América I
Autores
FILIPE COTTA BARBOSA (Autor)
Luiz Estevam de Oliveira Fernandes (Orientador)
Resumo
O exercício do monitor teve entre as suas principais funções dar suporte aos alunos matriculados na disciplina História da América I, os auxiliando no processo de aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor e na compreensão da bibliografia básica e complementar analisada ao longo do curso. Para isso, além de responder as usuais questões a respeito do cronograma do curso e facilitar a comunicação entre os alunos e o professor, a monitoria foi realizada quinzenalmente – ou em intervalos menores quando necessário – para debater a historiografia, os autores, as temáticas, os conceitos e, especialmente, tirar possíveis dúvidas. Ao longo do período a monitoria auxiliou os discentes na produção das resenhas do curso, trabalhando tanto o poder de síntese e percepção da tese e dos principais argumentos de um texto, quanto no desenvolvimento de uma escrita acadêmica. Durante os encontros da monitoria foi realizado o estudo de fontes primárias, a interpretação de textos de época e análises imagéticas. Outra competência exercida foi a participação em eventos com tópicos relacionados à disciplina: palestras, minicursos ou o próprio GEHA - Grupo de Estudos da História das Américas. O período de monitoria possibilitou o aprofundamento em conceitos e em temas importantes tanto para os alunos quanto para o monitor, visto que, estes estão em processo de formação para se tornarem professores. Logo, é necessário que algumas concepções como modelos didáticos simplistas ou compreensões históricas pouco salientadas sejam discutidas. Por exemplo, estudar a agência histórica do ameríndio, fundamental nos debates atuais. O resultado obtido foi uma nítida melhora na compreensão do assunto e consequentemente um menor índice de reprovação e de abandono da disciplina em relação a períodos anteriores.
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