Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
O olhar do outro: (re)descobrindo a cidade de Ouro Preto através dos estudantes.
Autores
VITORIA RENATA DE SOUZA (Autor)
Natalia Medeiros Calsini (Co-Autor)
Marcelo Santos de Abreu (Orientador)
Resumo
O projeto foi realizado pelo PIBID História com o 9º A da escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, localizada em Ouro Preto. A partir de aulas expositivas e visitas guiadas, buscamos compreender a relação dos estudantes com o patrimônio material e imaterial que os cerca, além de fomentar reflexões sobre história, fonte histórica e o seu lugar como agente histórico. As atividades propostas iniciaram-se com a confecção de um diário de bordo, o qual os estudantes utilizariam para fazer relatos tanto das aulas, como das visitas guiadas. A partir disso foi feita uma visita guiada à Igreja do Pilar, em Ouro Preto, onde os estudantes tiveram a oportunidade de ter um pouco mais de contato com o patrimônio material da cidade. Depois desse primeiro momento, houve a elaboração de um mapa afetivo entre os alunos, onde eles traçaram a rota de sua casa até a chegada na escola, ressaltando quais eram os pontos mais importantes para eles daquele caminho. Seguindo nesse mesmo sentido, foi realizada a atividade descobrindo a cidade, onde a partir do diário de bordo junto com um mapa da cidade de Ouro Preto, os estudantes localizaram os lugares onde eles mais experimentam a cidade, pensando quais lugares eram aqueles. Em meados de agosto, do presente ano, firmamos parceria com o Programa “Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania” . Onde estamos desenvolvendo a oficina Olhares (IM)Possíveis, na qual “o objetivo principal da ação é exercitar o olhar dos discentes, escutando sobre suas histórias através de encontros presenciais, no que diz respeito às experiências e relações afetivas dentro dos espaços da cidade, utilizando como dispositivo principal a produção audiovisual”. Pensando as atividades propostas e como se deu a recepção dos estudantes, é possível observar resultados muito positivos, um vez que foi possível compreender quais são as noções que os alunos têm sobre cidade e qual a relação dos mesmos com a cidade a qual estão inseridos.
Voltar Visualizar PDF