Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: MOSTRA MATERIAL PEDAGOGICO

Subárea: MOSTRA MATERIAL PEDAGOGICO

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Números Racionais na Formação de Professores: Práticas de Aprendizagem para Ensino Fundamental I
Autores
ANGELICA GONZAGA BATISTA (Autor)
Pedro Henrique da Silva (Orientador)
Luana Maria Xavier Rosa (Co-Autor)
Resumo
Neste pequeno contexto apresentamos um breve panorama, sobre o conteúdo dos Números Racionais, conteúdo que foi discutido na Disciplina EMA- 522 - Prática de Ensino de Matemática, disciplina obrigatória do 6º período do curso de Pedagogia, Diante as considerações, direcionou-se os estudos dos números racionais, que por sua vez foi nosso tema de pesquisa abordado na turma. Como os discentes encontram-se em formação, a necessidade de compreensão dos conteúdos é uma preocupação para os graduandos dos cursos de licenciatura, afinal é através dessas exposições de aulas praticas e teóricas que a formação do futuro professor acontece. O trabalho não visa à apresentação somente de um seminário, mas um encontro de formação entre o docente e os demais discentes pertencentes à turma. A apresentação deste trabalho veio por estudos direcionados ao longo da disciplina, em regência do docente e encontros extraclasses com o docente, a fim de buscar metodologias que favorecem a aprendizagem. Ao final desta pesquisa, foi desenvolvido um estudo sobre os números racionais e uma proposta de atividades para uma sala de aula de Ensino Fundamental I. Durante a apresentação deste trabalho defendemos o uso do material concreto, pois este faz com que o aluno centra-se em observar, relacionar, comparar hipóteses e argumentações; o professor é incumbido de mediar na resolução das tarefas. Colocando em ênfase um jogo especifico “O Labirinto”, no qual favorece ao aluno fazer interfaces pautadas nos números racionais como um todo, dominó de frações e alguns recortes da representação de frações. É importante também para o aspecto tomar interesse em atuar em grupo e o desenvolvimento cognitivo, preferencialmente nas séries do ensino fundamental anos iniciais. Conclui-se que se realizar um estudo sistemático dos conteúdos e metodologias, a aula fica muito mais prazerosa, fazendo que a aprendizagem seja realizada de forma natural.
Voltar Visualizar PDF