Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: História

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
DO TEMPO PASSADO AO TEMPO PRESENTE: MEMÓRIA E ANÁLISE DE TESTEMUNHO NOS PROCESSOS DE ESCRITA E ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
João Marcos Terra Pereira (Autor)
Marcos Alves de Souza (Orientador)
Marco Antonio Lourenço (Co-Autor)
Antonio Felipe Xavier Moraes (Co-Autor)
Patricia dos Santos de Carvalho (Co-Autor)
Isabela Bracalente Infanger (Co-Autor)
Marisa Fernandes Barros (Co-Autor)
Murilo Giannini Nogueira Pires (Co-Autor)
Renan Rozada (Co-Autor)
César de Paula Vasconcelos (Co-Autor)
Jorge Silva de Andrade (Co-Autor)
Matheus Rodrigues Ramalho (Co-Autor)
Aline do Nascimento Aguiar (Co-Autor)
Resumo
O intuito deste trabalho é mostrar a importância do estudo acerca da memória no campo historiográfico a partir do século XX como uma fonte documental e a maneira como se dá a construção da história, com especial atenção à escrita e ensino da mesma. Nesse sentido, para tal estudo, utilizamos como referências em nossa pesquisa os livros da autora argentina Beatriz Sarlo, “Tempo Presente” (2005) e “Tempo Passado” (2007), os quais nos permitiram uma melhor definição sobre o conceito de memória, já que a autora faz um trabalho minucioso nesse âmbito a partir da ditadura militar argentina e seus crimes de Estado nos anos 1970. Sendo assim, nossa intenção com essa pesquisa é transpor para a comunidade universitária, assim como para a sociedade, os desdobramentos acerca destas análises sobre a obra de Sarlo. A análise da obra de Beatriz Sarlo, através de seminários entre os membros do Grupo PET-História e o levantamento de artigos científicos pertinentes ao tema nos fez ampliar os conhecimentos para um melhor aproveitamento das discussões. A partir daí, o grupo PET-História empenhou-se na elaboração de projetos educacionais voltados para a papulação local. Planejamento de eventos voltados para a comunidade acadêmica com o intuito de expandir as discussões para além do Grupo. Finalmente o grupo utilizou-se de tal pesquisa para realizar a elaboração de um projeto educacional voltado para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II. Tal projeto visa conscientizar os alunos acerca da importância da memória enquanto testemunho. Para tanto, o “Diário de Anne Frank” foi escolhido pelo Grupo como ferramenta de trabalho em sala de aula. No que tange a comunidade acadêmica, o Grupo optou por realizar uma série de eventos que abordam o tema e seus desdobramentos. Citamos a realização de dois CinePET (que fomenta discussões a partir de um filme alinhado ao tema) e um evento dedicado somente a discussão das obras da autora.
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