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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
O ensino de gramática na escola básica: entre a variedade e a norma
Autores
BARBARA AZEVEDO FERREIRA (Autor)
Ivanete Bernardino Soares (Orientador)
Resumo
O propósito maior dessa pesquisa é observar e analisar as metodologias de ensino de gramática na Educação Básica, em escolas da cidade de Mariana-MG. Nosso intuito é identificar se a transposição didática desse objeto de ensino é orientada por substratos teóricos e subjetivos que priorizam o ensino da norma padrão ou se há influência das modernas teorias da linguagem, que sugerem a ampliação das habilidades linguísticas dos alunos e, portanto, dão ênfase às variações, dialetos e gêneros discursivos, além de reconhecer a importância do conhecimento de estruturas gramaticais. Como encaminhamento metodológico, estabelecemos recortes que gravitam em torno do assunto: a concepção de norma padrão, variação linguística e a influência de posicionamentos ideológicos nas concepções de língua e, especificamente, nas concepções de ensino. Assim, tomaremos como ponto de partida observações feitas em escolas básicas das diferentes redes de ensino: privada e pública, a fim de cotejar se há diferenças no tratamento da norma padrão nos dois tipos de escola. Nesse sentido, pretendemos refletir sobre as relações existentes entre o ensino de gramática, poder, ideologia, procurando investigar em que medida a visão de língua que o professor apresenta pode introjetar nos estudantes preconceito linguístico e, até mesmo, dificuldades de leitura e escrita. Sendo assim, além de observar as aulas, pretendemos coletar algumas produções textuais dos alunos, para verificar qual o resultado das abordagens dos professores, seja ela apoiada em análise linguística ou não, e como isso reflete no conteúdo e na qualidade do texto.
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