Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Ensino

Título
REFLEXÕES SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
FERNANDA DE ARAÚJO SATLER VILELA (Autor)
Uyrá dos Santos Zama (Orientador)
Fábio Augusto Rodrigues e Silva (Co-Orientador)
Resumo
A abordagem da sexualidade com enfoque no Papiloma-vírus Humano (HPV) foi escolhida como tema de nosso trabalho, visto que a campanha de vacinação contra este agente trouxe muitas polêmicas, tais como a segurança do procedimento ou a possível “permissão” para o início precoce da vida sexual em crianças/adolescentes. Acreditamos que a elaboração das campanhas pode ter refletido em uma baixa adesão das meninas e, a partir de 2017, igualmente dos meninos que deveriam ser vacinados, sendo fundamental ampliar o conhecimento sobre assunto e discutir a importância da imunização para a prevenção desde condilomas genitais até o câncer de colo de útero. Assim, no presente trabalho buscamos não apenas reunir e divulgar informações a respeito do HPV e suas implicações para a saúde humana, mas especialmente, discutir as controvérsias que permeiam a campanha de vacinação do Ministério da Saúde e tornar os alunos aptos a tomarem decisões. Assim, desenvolvemos uma sequência didática (SD) utilizando o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas salas de aula do ensino fundamental, dentro do tema transversal “Orientação Sexual”, uma vez que envolve alunos da faixa etária alvo. A SD foi produzida em parceria com os pesquisadores e a docente regente e propiciou uma rica discussão sobre as implicações sociais, políticas e econômicas das campanhas de vacinação na realidade dos sujeitos e sua real adequação ao público alvo. Ao final de 5 encontros, os alunos roteirizaram e gravaram novas campanhas de vacinação, com rigor científico e dentro da abordagem que eles consideraram adequada para efetiva sensibilização. Avaliamos que a proposta foi muito bem-sucedida tanto pela qualidade dos vídeos produzidos quanto pelo engajamento dos alunos a atividade e ao autocuidado com a saúde.
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