Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
MONITORIA: UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
BIANCA DA SILVA COBRA (Autor)
MARINA SILVA RODRIGUES (Co-Autor)
VANDERLICE DOS SANTOS ANDRADE SOL (Orientador)
Resumo
O Projeto de Monitoria foi realizado para a disciplina LET 741 - Língua Inglesa I (LI) com o objetivo de auxiliar os alunos no que se refere ao aprendizado da LI em sua fase introdutória do processo de aprendizagem. Sendo que, com a participação dos monitores, a disciplina ganha não apenas um auxílio acadêmico, como também uma ponte para os estudantes ingressantes. . Os trabalhos de assistência aos alunos contaram com o auxílio de recursos extraclasse, como páginas em redes sociais, onde diversos materiais - especialmente conteúdos audiovisuais, eram constantemente postados a fim de contribuir para a proximidade contínua com a LI de uma maneira prática e dinâmica, maximizando e facilitando o aprendizado. Ademais, outros meios igualmente importantes também foram utilizados, bem como textos escritos, atividades orais e exercícios extras. Com uma participação efetiva dos sujeitos envolvidos (aluno, monitor e o orientador), o processo de ensino-aprendizagem contou com diversos benefícios provenientes de uma prática eficaz de monitoria, como o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas e aquisição de conhecimento. Assim, percebendo as dificuldades que os alunos enfrentavam em frente ao conteúdo, foi possível resolvê-las gradativamente, acompanhando todo o processo inicial de aquisição da língua. Embora ainda seja preciso aproximar mais os alunos com o projeto, utilizando de estratégias para oferecer mais espaço e confiança, de modo que venham recorrer as monitorias com mais frequência. As monitoras participaram de oficinas de formação linguístico-metodológica ao longo do processo, o que contribuiu para a formação como estudantes e profissionais, refletindo diretamente nas práticas de monitoria. O trabalho realizado, portanto, foi uma estratégia extremamente válida para a formação didático-pedagógica das monitoras, bem como dos alunos que se beneficiaram da oportunidade de expandirem o contato com a LI.
Voltar Visualizar PDF